BM recebe 30 caminhonetes para o policiamento na capital e no interior

Sartori citou exemplos de parcerias que beneficiam o policiamento ostensivo do Rio Grande do Sul - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governo do Estado entregou, nesta quarta-feira (20), em ato no Palácio Piratini, 30 caminhonetes para a Brigada Militar (BM). Os novos veículos serão destinados ao policiamento ostensivo em Porto Alegre e no interior. O investimento é de R$ 4,7 milhões, oriundos do Tesouro do Estado. O governador José Ivo Sartori e o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, participaram da cerimônia.

Do total de veículos, 24 viaturas Mitsubishi Ll200, foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp), e serão destinadas aos Batalhões de Operações Especiais (BOE) e para o policiamento ostensivo, com foco em áreas rurais. As outras seis viaturas Mitsubishi L200, compradas com recursos do Fundo de Recursos Hídricos serão destinadas ao Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM). A distribuição das viaturas seguiu critérios como indicadores criminais e abigeato.

O governador ressaltou mais uma vez que a Segurança Pública sempre foi prioridade no seu governo e que quando tivesse condições financeiras investiria na área, que é considerada essencial. “Resultados não aparecem do dia para a noite, mas muita coisa vem acontecendo. Segurança e policiamento se faz com efetivo e equipamentos, mas também se faz com parcerias, seja com os municípios ou com a iniciativa privada”, destacou.

Sartori citou exemplos de parcerias que beneficiam o policiamento ostensivo do Rio Grande do Sul, como as 46 viaturas e diversos equipamentos doados pelo Instituto Cultural Floresta (organização de empresários); as 35 viaturas adquiridas pela prefeitura de Canoas, das quais 22 foram doadas para o estado; e também as sete viaturas doadas pelo Ministério Público. “Quando temos parceiras as coisas dão certo. Ajuda sempre é bem-vinda, e ela não ajuda o governo, ela ajuda toda a sociedade”, afirmou.

Segundo Schirmer, esta é mais uma ação de governo em prol da Segurança Pública. “Somados os veículos já entregues e os que estão em licitação para serem entregues, devemos alcançar, em quatro anos, no mínimo mil veículos e um efetivo de mais de 4 mil pessoas para todos os órgãos de Segurança Pública”, destacou.

O secretário afirmou que as parcerias precisam se intensificar e trabalhar de forma mais integrada, com inteligência e tecnologia. “Apesar das imensas dificuldades que vive o Estado, assim como os municípios e a União, o governo do Estado aplicou recursos na Segurança Pública, visando ao enfrentamento da violência e do crime”, enfatizou. Schirmer também citou o lançamento do programa Badesul Cidades Mais Seguras – SIM para prover financiamento a projetos de investimentos para o aparelhamento da infraestrutura dos municípios ligadas à segurança pública.

O comandante-geral da BM, coronel Mário Ikeda, disse que novos materiais, como as viaturas, ajuda no trabalho da corporação e melhora o serviço em todas as comunidades. “Nosso policial militar cumpre todas as suas missões com zelo e dedicação.  Os dados estatísticos favoráveis que vêm se apresentando é devido à dedicação dos policiais, e também de equipamentos, como as viaturas. Graças a isso podemos atingir as metas referentes aos indicadores de criminalidade”, reiterou.

Distribuição dos veículos

Mitsubishi L200

Destinação: policiamento em áreas rurais

Quantitativo: 24