Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Dia Internacional de Combate à Corrupção

Publicação:

Dia Internacional de Combate à Corrupção
Dia Internacional de Combate à Corrupção - Foto: Divulgação

Neste sábado será comemorado um dos dias mais importantes do calendário da cidadania mundial: o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas - ONU - por ocasião da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assinada em 09 de novembro de 2003 e que entrou em vigor no ano de 2005.

O dia 09 de dezembro, mais do que uma data comemorativa, é um marco que visa à conscientização mundial a respeito dos males que a corrupção acarreta para os países, estados, cidades, comunidades e, por óbvio, aos cidadãos. Uma nação atingida pela corrupção tem a sua economia e a sociedade arruinadas. A pobreza avança e destrói a dignidade da população.

No Brasil da atualidade a palavra “corrupção” tem sido uma das mais pronunciadas nos meios sociais e na mídia. Ela gera medo, tensão e vergonha. É urgente a necessidade de combate deste mal que se abateu sobre a nação, bem como a comunhão de esforços na busca da integridade.

A Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil tem feito a sua parte neste processo, promovendo ações voltadas à transparência e ao combate à corrupção no âmbito do Executivo Estadual. Ademais, participa ativamente da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Sobre a participação na ENCCLA, o Secretário-Chefe da Casa Civil, Fábio de Oliveira Branco, destacou a participação na Ação 6, onde foi criada a Campanha Nacional denominada #todosjuntoscontracorrupcao. Esclareceu, ainda, que tal iniciativa “não busca apenas uma reflexão sobre a corrupção, mas também o estímulo e a valorização do controle social e, ainda, o estabelecimento de uma rede colaborativa composta por empresas ligadas ao mercado, órgãos governamentais, universidades, escolas e ONGs que se identifiquem com a proposta de um Brasil íntegro”

Segundo o Subchefe de Ética, Controle Público e Transparência, Carlos Alberto Hundertmarker, “o combate à corrupção e a busca do restabelecimento da integridade política e social somente será possível com o engajamento da sociedade, através do controle social, cabendo aos órgãos públicos atuar como facilitadores deste processo, promovendo a transparência e a moralização administrativa no mais amplo aspecto.” E, acrescenta que “aliado a isso cumpre aos órgãos de controle proceder a efetiva fiscalização, no âmbito de suas competências, a fim de subsidiar as responsabilizações que se fizerem necessárias.”

No Dia Internacional do Combate à Corrupção o comprometimento com a moral, a ética e a integridade deverão ser repensados e reforçados por toda a sociedade mundial. Devemos educar as nossas crianças dentro destas diretrizes e ensinar que o exercício da cidadania, muito mais que um direito, é um dever!

A Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil gerencia o Serviço de Informação ao Cidadão- SIC, que assegura o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, bem como o Canal Denúncia, que visa a averiguação de denúncias a respeito de irregularidades e/ou condutas contrárias à lei e/ou à ética no serviço público estadual

http://www.centraldeinformacao.rs.gov.br/inicial

http://www.todosjuntoscontracorrupcao.gov.br/

 

 Texto: Sandra Alves / Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil - RS 

Casa Civil