Empossado novo comandante do Policiamento da Capital

Jefferson Jacques (esq ) substitui Mário Ikeda (dir ), que assume o posto de subcomandante geral da BM - Foto: Rafael Silva/BM

O novo comandante do Policiamento da Capital, coronel Jefferson de Barros Jacques, foi empossado nesta quarta-feira (18), no Estádio Pedro e Paulo, do Batalhão de Operações Especiais, em Porto Alegre. Ele assume no lugar de Mário Yukio Ikeda, que ocupará a vaga de subcomandante-geral da Brigada Militar. O ato foi presidido pelo comandante-geral da BM, Alfeu Freitas Moreira, que deixa o posto na próxima quarta-feira (25), e será substituído por Andreis Silvio Dal'Lago.

Em 33 anos de serviço, Jacques exerceu funções na chefia da PM2 durante a Copa do Mundo de 2014, comandou o 20º BPM, foi subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE) em Porto Alegre e chefiava a Corregedoria nos últimos dois anos.

Ao deixar o posto, Ikeda dedicou sua evolução profissional aos policiais que trabalharam com ele. "Agradeço a todos que estiveram ao meu lado nesses dois anos. A minha promoção é fruto do reconhecimento do trabalho dos senhores nas mais diversas ações policiais na capital", afirmou.

Para o coronel Freitas, que já chefiou o CPC, o comandante precisa ter o controle da tropa, acompanhá-la, fiscalizá-la e liderá-la nos momentos bons e ruins para desempenhar a função com qualidade. "E isso, com certeza, o coronel Jacques fará. São profissionais qualificados e especializados em atividades específicas do policiamento em grandes centros, prestando serviço valoroso à sociedade", acrescentou.

Cerimônia ocorreu no Estádio Pedro e Paulo, do Batalhão de Operações Especiais

Combatendo o crime na capital

O CPC foi criado em 1974 com a missão de preservar a ordem pública, executar o policiamento ostensivo, combater a criminalidade e conscientizar a população contra a violência em Porto Alegre. Atualmente, o comando é composto por oito unidades operacionais que cobrem todas as zonas da cidade.

Texto: Clelia Admar/BM
Edição: Gonçalo Valduga/Secom