Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Encontro discute garantias para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal

Publicação:

Encontro discute garantias para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal
Encontro discute garantias para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal - Foto: Romério Cunha/Casa Civil-Palácio do Planalto

Com o objetivo de discutir pontos do decreto que irá regulamentar o Regime de Recuperação Fiscal, secretários de Estado participaram, nesta segunda-feira (24), em Brasília, de reunião com técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). No encontro coordenado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, levantou-se a possibilidade do Rio Grande do Sul estabelecer um pré-acordo com a União enquanto não há uma definição sobre as garantias necessárias para o socorro financeiro. Essa nova rodada de negociações foi marcada na audiência entre o governador José Ivo Sartori e o presidente Michel Temer, na semana passada.

O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, salientou que ainda persistem algumas dúvidas sobre a regulamentação do plano de auxílio aos estados mais endividados. "Trata-se de uma equação bastante complexa. Cada item terá reflexo no nosso fluxo financeiro, e precisa ser avaliado a partir da interpretação da STN", ponderou Feltes.

Existe a possibilidade do decreto de regulamentação sair em duas semanas. Desde a sanção presidencial da lei que institui o Regime de Recuperação Fiscal, há dois meses, o governo gaúcho vem mantendo uma série de reuniões para acelerar a adesão ao plano, que prevê a suspensão do pagamento da dívida pelo prazo de 36 meses. Neste período, o alívio para as contas públicas deverá ser de R$ 9,9 bilhões.

O encontro com a equipe liderada pela secretária-executiva do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, teve também a participação do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo; do procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel; do secretário-adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins; e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza.


Texto: Pepo Kerschner/Ascom Sefaz
Edição: Denise Camargo/Secom

Casa Civil