Estado busca modelo para manter emissoras públicas, diz secretário de Comunicação

Cleber Benvegnú concedeu entrevista ao programa Governo em Rede, da Rádio Piratini - Foto: Sofia Wolff/ Especial Palácio Piratini

O secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, afirmou nesta quarta-feira (4), durante entrevista ao programa Governo em Rede, transmitido pela Rádio Piratini, que o governo trabalha para criar alternativas de gestão sustentável à  TVE e à FM Cultura. Esse novo sistema deverá contar com a participação da comunidade, de televisões comunitárias do interior e de universidades. "Vamos procurar desenvolver um modelo para manter um canal de televisão pública e um canal de rádio público, valorizando a educação, a cultura e a vida comunitária do Rio Grande do Sul", reforçou.

Benvegnú explicou que o custo da Fundação Piratini com pessoal dobrou na última administração, subindo de cerca de R$ 12 milhões para R$ 24 milhões, enquanto a inflação e o PIB ficaram bem abaixo. Enfatizou que a extinção da Fundação não significa o fechamento das duas emissoras e esclareceu que o governo aguarda o parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sobre a questão dos funcionários. Isso dará segurança jurídica para definição de quais serão aproveitados no novo modelo estabelecido para a TVE e FM Cultura ou no trabalho cotidiano do Estado.

Desafios e transparência

Ao falar sobre realizações em 2016, o secretário disse que foi um ano bastante desafiador para o governo e absolutamente diferente de qualquer vivência histórica no setor de comunicação. "Fizemos muito mais gestão de crise, mas no final isso resultou numa grande experiência profissional para quem trabalha na área", observou. Destacou ainda que a política de transparência adotada pelo governo permitiu que as pessoas entendessem melhor o que estava acontecendo com o Estado. Para isso, segundo o secretário, foram utilizadas novas linguagens e ferramentas, com muitos avanços em materiais produzidos para rádio e  internet. "Criamos um site, o novoestado.rs.gov.br, onde depositamos todas as informações sobre o Plano de Modernização do Estado", exemplificou.

Conforme enfatizou o secretário, o plano é o mais profundo conjunto de medidas propostas para transformação do Estado e envolve,   necessariamente, assuntos de grande complexidade. As decisões do governo, segundo ele, mobilizam quem é contrário às medidas, mas contam por outro lado com a compreensão de uma maioria silenciosa. "Tivemos uma relação transparente com a imprensa e fizemos todo o esforço possível para que os meios de comunicação compreendessem", afirmou.

No setor de comunicação, outra novidade foi a criação do site Não me Trova. É um portal com linguagem mais simples, que utiliza expressões regionais, para esclarecer o que é verdadeiro ou falso em relação ao que é difundido sobre temas polêmicos de governo. "Eu enxergava a necessidade de aproximar a linguagem de comunicação do governo, mais oficialística, com a linguagem das pessoas e das redes sociais", disse Benvegnú.

Ouça a íntegra do programa.

Texto e edição: Secom