Governador recebe representantes dos jornais do interior

Diretores de diversos jornais que integram a Associação dos Diários do Interior foram recebidos no Palácio Piratini   Foto Luiz ChavesPalácio Piratini
Diretores de diversos jornais que integram a Associação dos Diários do Interior foram recebidos no Palácio Piratini - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Diretores de diversos jornais que integram a Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI) foram recebidos, na noite desta segunda-feira (21), pelo governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. O encontro teve como objetivo comemorar a posse do novo presidente da entidade, Eládio Dios Vieira da Cunha. Ao receber o grupo de jornalistas, o governador destacou a importância dos veículos do interior ao “captar diariamente a vida da sociedade local”. E ressaltou que, assim como o jornalismo impresso vive um novo momento, com o surgimento dos meios virtuais, “também a sociedade deve mudar, pois o mundo está em constante transformação. E o poder público tem o dever de contribuir para a melhor qualidade de vida do cidadão”.

Ao falar sobre as mudanças do mundo atual, “em que a imprensa tem um papel fundamental”, o chefe do Executivo salientou que os momentos de crise “são desafiadores, porque exigem o melhor de nós”. Conforme Sartori, assim como a imprensa, o poder público também enfrenta desafios. E, segundo ele, cabe aos governantes oferecer respostas que transformem a sociedade, “trazendo a todos mais segurança, educação, saúde, enfim, condições de vida mais dignas a todos”. E acrescentou que, mais do que nunca, somente um novo modelo de gestão “e mudanças como as que estamos promovendo, tornarão possível que o Rio Grande do Sul saia da situação em que se encontra”.

“Assim como a imprensa está se renovando, também o Estado precisa cumprir seu papel e, para que isso ocorra, são necessárias mudanças com a participação da sociedade”, afirmou. O governador enfatizou a importância dada à população de decidir o futuro das próximas gerações. E ressaltou que hoje não cabe mais ao Estado minerar carvão, distribuir gás ou energia elétrica. “O Estado tem o dever de promover o bem-estar de seus cidadãos. Para isso, temos que acabar com a maneira de agir de pessoas que para cada solução, criam um problema. Independente de ideologia, temos que seguir em frente, fazendo sempre o melhor”, declarou.

O presidente da ADI falou sobre a importância dos jornais do interior. Conforme Vieira da Cunha, são publicados 142.865 exemplares diários, em média. “É por meio dos jornais que são contadas as histórias e os acontecimentos das principais cidades do estado”, ressaltou. Ele salientou que são os diários do interior que mostram a realidade e o dia-a-dia das comunidades. Os veículos que integram a entidade têm expressiva circulação nas diversas regiões, mantendo um vasto contingente de leitores exclusivos. Ao todo, 25 jornais integram a ADI e atuam nos 19 principais polos regionais do RS.

Vieira da Cunha ainda lembrou as dificuldades que os veículos enfrentam, em especial com o custo do papel. “Como falou o governador, a crise nos obriga a reagir e todos nós já estamos com meios digitais, levando ainda mais informação para as pessoas e retratando suas realidades, enfim, contando suas vidas, o que não acontece com a grande imprensa que foca no macro e não nas pequenas localidades”, explicou.

ADI Diretoria 2018/2019

Presidente - Eládio Dios Vieira da Cunha, Jornal do Povo (Cachoeira do Sul)
Vice-presidente - Miriam Volkmer Detefani, O Informativo do Vale (Lajeado)
Secretária - Maria Luiza Szulczewski, Jornal Ibiá (Montenegro)