Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Governador Sartori anuncia mudanças no secretariado estadual

Publicação:

 Sartori anunciou no Palácio Piratini as substituições no secretariado
Sartori anunciou no Palácio Piratini as substituições no secretariado - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori anunciou na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio Piratini, os nomes dos novos secretários estaduais. As mudanças envolvem as casas Militar e Civil, e as secretarias de Minas e Energia; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Segurança Pública; da Educação; de Obras, Saneamento e Habitação, e do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. Os atos de posse dos novos secretários serão marcados nos próximos dias. 

“Mudamos as peças, mas nossos objetivos seguem os mesmos. Estamos mudando para reafirmar uma caminhada. Só não muda quem não se relaciona com o mundo”, disse o governador. Sartori reafirmou o compromisso de campanha “de fazer o que precisa ser feito e cuidar dos que mais necessitam” e voltou a pedir publicamente que a Assembleia Legislativa aprove os projetos que estão na Casa, para dar sequência nas ações de modernização do Estado. “Todos nós temos fé no povo do gaúcho”.

As mudanças 

Fábio Branco e Márcio Biolchi trocam de secretarias. Branco assume a chefia da Casa Civil e Biolchi vai para Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect). Como adjunto da Sdect, assume Evandro Fontana. Branco se unirá aos secretários do Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo; da Segurança Pública, Cezar Schimer; e de Comunicação, Cleber Benvegnú, na coordenação do Núcleo de Governo. 

O cargo de secretário da Educação será ocupado por Ronald Krummenauer. Iara Wortmann foi confirmada como secretária adjunta e diretora-geral da Secretaria da Educação. A meta é melhorar a qualidade da educação. 

A Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação terá como titular Fabiano Pereira, que tem o compromisso de “destravar” a área para atender as necessidades das demais secretárias. 

O coronel Everton Oltramari deixa a chefia da Casa Militar para ocupar o cargo de secretário adjunto da Segurança Pública. Em seu lugar, assume o coronel Alexandre Martins, que já ocupava o cargo de adjunto da Casa Militar. Na Segurança Pública, assumem ainda Ana Beatriz Barros, como diretora-geral, e a delegada da Polícia Civil Luciane Bertotelli como chefe de gabinete. 

O secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, foi confirmado como titular no cargo. Maria Helena Sartori será secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. Otomar Vivian teve seu nome confirmado pela Assembleia Legislativa nesta semana para exercer a presidência do Instituto de Previdência do Estado (Ipergs). 

Em nome do secretariado, o novo chefe da Casa Civil avisou que o tempo de reorganização será curto. “Estamos prontos para o enfrentamento, o diálogo sincero, determinação e coragem. Precisamos fazer as transformações que o Estado precisa”, afirmou Fábio Branco.       

CLIQUE AQUI para acessar o perfil dos novos secretários.

Texto: Mirella Poyastro 
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Casa Civil