Jornada debate o desenvolvimento econômico do Extremo Sul

Iniciativa leva à região o Chefe da Casa Civil, Fábio Branco, e técnicos de diferentes áreas

Estado e Prefeitura de Santa Vitória do Palmar realizam a 1ª Jornada Estadual para o Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul - Foto: Roberto Witter / Casa Civil
Por Roberto Witter / Casa Civil

Governo do Estado e Prefeitura de Santa Vitória do Palmar realizaram, nesta sexta-feira (23), na Câmara de Vereadores do município, a primeira edição da Jornada Estadual para o Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul. O evento contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, e de técnicos de diferentes áreas do governo.

"A integração é uma determinação do governador, que quer que o governo do Estado esteja próximo das pessoas e dos administradores responsáveis pelo desenvolvimento dos municípios", afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco.

Para o prefeito Wellington Bacelo, a iniciativa demonstra a preocupação do governo do Estado com o desenvolvimento dos municípios de Santa Vitória do Palmar e do Chuí.

"Pro meu Município que fica no extremo sul, esse seminário significa um marco. Santa Vitória do Palmar e Chuí, localizados no extremo sul, voltam a ser um cenário de atração do governo do Estado. Por isso eu lutei tanto para que os governos do Estado e federal voltassem a olhar pra cá. Temos várias potencialidades, como o desenvolvimento turístico, com duas lagoas, os Free shops do Chuí, o campo e os parques eólicos", disse Wellington.

A atividade iniciou às 9h. Após a abertura, o primeiro painel discutiu o desenvolvimento através do campo.

À tarde, o segundo painel abordou as linhas de financiamento para os empreendimentos e atividades ligadas à cultura, esporte, turismo e lazer. Outra discussão abordou as vantagens oferecidas pelo governo do Rio Grande do Sul para a implantação ou ampliação de empreendimentos.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e apresentar proposições para ações futuras no município.

"Para nós, do Poder Legislativo, é uma grande satisfação sediar um evento dessa natureza. O governo do Estado tem sido um grande parceiro de Santa Vitória do Palmar, mesmo enfrentando todas as situações difíceis que a gente sabe", afirma o presidente da Câmara de Vereadores, Marco Antônio Boa Nova, que cedeu o plenário para abrigar a atividade.

Texto: Roberto Witter / Casa Civil