Kliemann visita Expoagro Afubra em Rio Pardo

A Expoagro Afubra é considerada a maior feira agrícola voltada para a agricultura familiar - Foto: Divulgação Casa Civil
A convite do presidente da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS-Ascar) Clair Kuhn, o secretário adjunto da Casa Civil e presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Proteção e Amparo Social do Estado do Rio Grande do Sul (Ampara), José Guilherme Kliemann, acompanhado do gerente de Planejamento da Emater RS, Flávio Abreu Calcanhotto, visitou, nesta sexta-feira 22, a 18ª Expoagro Afubra, no Parque de Exposições em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo.
Emater RS estava presente com diversos espaços temáticos, como agroindústria familiar, apicultura, ajardinamento, avicultura colonial, artesanato e turismo rural.
A Emater estava presente com diversos espaços temáticos, como agroindústria familiar, apicultura, ajardinamento, entre outros. - Foto: Divulgação Casa Civil
A Expoagro Afubra é considerada a maior feira agrícola voltada para a agricultura familiar e contou este ano com 150 estandes. O público que circulou no evento também foi o maior das 18 edições: 98 mil pessoas, com avanço de 6,5% sobre a programação do ano anterior. A Emater RS estava presente com diversos espaços temáticos, como agroindústria familiar, apicultura, ajardinamento, avicultura colonial, artesanato e turismo rural, bovinocultura de leite, cozinha didática, fruticultura, ovinocultura, processamento de carnes, piscicultura, saneamento ambiental, secagem e armazenagem, segurança alimentar, solos, cooperativismo e tecnologias digitais para a agricultura familiar.
Kliemann foi recebido na Casa da Emater  pelo coordenador do espaço da instituição na Expoagro, Mateus Rocha, e pela gerente regional, Lucia Helena da Silva Souza, que juntamente com outros técnicos da entidade, acompanharam a visita à feira, demonstrando as ações de ATERS (trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social) desenvolvidas pela entidade, tendo como beneficiários, especialmente, os agricultores familiares, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, assentados da reforma agrária, entre outras populações rurais em situação de vulnerabilidade.
Após a incursão aos estandes, o secretário Kliemann recebeu dos funcionários da Emater RS uma cesta contendo produtos coloniais, feitos de forma manual, com receitas de família e que são comercializados no pavilhão da Agroindústria, na Expoagro Afubra. Kliemann agradeceu a gentil recepção em nome do Ampara e prometeu enfatizar junto ao governador Sartori e aos Conselheiros a importante atuação da Emater RS neste evento e na vida diária dos produtores rurais.

Histórico:
 A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) surgiu em 1995, a partir da união de agricultores que tinham um propósito em comum: amenizar o prejuízo causado pelo granizo em suas lavouras de tabaco. Desde a fundação, a entidade busca o fortalecimento dos agricultores, visando o equilíbrio ambiental e a diversificação das atividades agrícolas.
Em busca deste propósito de incentivar a diversificação de culturas, nasceu em 2001 a primeira Expoagro Afubra. Hoje, a Expoagro Afubra tem 17 anos de história e anualmente, a equipe da Afubra e entidades parceiras trabalham para desenvolver uma programação técnica que atenda às necessidades dos produtores rurais e mostre as novidades do setor agropecuário, através de manejos, demonstrações práticas, exposição e informação em áreas temáticas.
Incentivar a diversificação das propriedades rurais, fortalecer e levar conhecimento ao agricultor e promover o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul são os objetivos da  Expoagro Afubra.

Silvia Martins – Ascom – Casa Civil, com informações da Emater RS