Negociação para reajuste anual do mínimo regional entra em nova etapa

Representantes de entidades empresariais do Rio Grande do Sul participaram da segunda etapa de negociação - Foto: Sofia Wolff/Especial Palácio Piratini

Representantes de entidades empresariais do Rio Grande do Sul foram recebidos, nesta quinta-feira (19), para a segunda etapa de negociação do mínimo regional 2017, na Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

Na ocasião, os empreendedores fizeram análises técnicas e avaliações conjuntas, que demandam mais estudos para a definição de um índice para o reajuste.

A partir da próxima semana, novas reuniões internas serão organizadas pela comissão, que deve convocar a presença das partes, se necessário.

A primeira reunião de negociação foi realizada no dia 11 de janeiro. A proposta apresentada pelas centrais sindicais é um reajuste de 10,45% do piso atual, de R$ 1.103,66, que passaria para R$ 1.219,00. A data-base para o reajuste anual para as cinco faixas do piso é o dia 1º de fevereiro.

Estiveram presentes o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; os secretários adjuntos da Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão, Josué de Souza Barbosa e o da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Ayres Luiz Apolinário; o representante da Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão, José Reovaldo Oltramari; o presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs), Heitor José Müller; o presidente e o diretor administrativo da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto e Nestor Hein; o vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, Fernando Palaoro; o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn; e representando a presidência da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Fecomércio), Fernanda Marques.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Denise Camargo/Secom