Reunião debate situação da estiagem nos municípios da Metade Sul

Coordenador da Defesa Civil, coronel Alexandre Martins, apresenta planos para minimizar os efeitos da estiagem - Foto: Roberto Witter / Casa Civil

Diferentes secretarias e órgãos do governo do Estado estiveram reunidos nesta quinta-feira (22), em São Lourenço do Sul, com equipes das prefeituras dos municípios mais atingidos pela estiagem. Até o momento, nove prefeituras tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Estado. Os últimos quatro a integrarem a lista foram Canguçu, Cerro Grande do Sul, Arroio do Padre e São Jerônimo. A publicação ocorreu no Diário Oficial dessa quarta-feira (21).

Outros 12 municípios decretaram situação de emergência e ainda aguardam a análise da documentação, para posterior homologação e reconhecimento dos decretos.

A ação orientou prefeituras sobre a montagem dos planos de trabalho e a importância da inserção precisa dos dados no sistema. Incluiu ainda as estruturas das secretarias de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi); do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR); de Obras Públicas, Saneamento e Habitação (SOSH); Banrisul; BRDE e Badesul.

Segundo o coronel Alexandre Martins, chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil Estadual, na última vez em que houve estiagem, os municípios estavam sob outra administração. Por isso, a importância da orientação das equipes atuais.

"Nós estamos montando planos de trabalho com ações para minimizar os efeitos da estiagem, com abertura de poços, construção de cisternas e açudes, distribuição de água potável. As prioridades serão avaliadas com os técnicos de cada município", explica Martins.

Estratégia prevê abertura de poços, construção de cisternas e distribuição de água. - Foto: Roberto Witter / Casa Civil

O governo do Estado já sinalizou a disponibilidade de seis caminhões para o transporte de água, até cinco máquinas para abertura de poços e açudes, e duas máquinas perfuratrizes para abrir poços artesianos.

A atividade foi coordenada pela Casa Militar e pela Casa Civil, com apoio da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul).

Com decreto de emergência homologado

Cristal
Amaral Ferrador
Hulha Negra