Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Sala do Investidor do RS ganha prêmio nacional de gestão

Publicação:

Sala do Investidor do RS ganha prêmio nacional de gestão
Sala do Investidor do RS ganha prêmio nacional de gestão - Foto: Alexandre Carvalho/SP
Por Angela Bortolotto
Entre 100 experiências brasileiras em gestão pública, três receberam nesta quarta-feira, 20, o Prêmio Excelência em Competitividade - Destaque Boas Práticas, que pauta a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade dos seus estados. A cerimônia de entrega da homenagem foi realizada em São Paulo, com a presença de diversos governadores, ente eles o do Estado anfitrião, Geraldo Alckmin. O Chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Fábio Branco, representou o governador José Ivo Sartori na cerimônia em que o troféu foi entregue ao diretor da Sala do Investidor, Adriano Boff, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
A metodologia utilizada na premiação analisou 10 pilares que fornecem uma visão sistêmica da gestão pública estadual para criar um ranking. O ranking é do Centro de Liderança Pública (CLP), que desenvolve líderes do setor público empenhados em promover mudanças com gestões eficazes e melhoria das políticas públicas. Tem o apoio da BM&F Bovespa e da empresas Tendência - Consultoria Integrada e The Economist Group.
A Sala do Investidor é um escritório de projetos que coordena a abertura de empresas e capta investimentos para o Estado. O empreendedor apresenta eletronicamente o projeto e é assessorado por todos os órgãos pertinentes. Além disso, é designada uma pessoa de dentro do governo como gerente, sendo responsável pela execução da proposta e por prestar toda a assessoria necessária para garantir a alocação do investidor.
Para Adriano Boff, que recebeu o prêmio na B3 (antiga Bmf&BOVESPA), a ferramenta facilita a relação do meio empresarial com o Rio Grande do Sul. Desde 2015, mais de 50 foram concluídos e estão em operação, totalizando quase R$ 4 bilhões em investimentos.
Entre outros finalistas estiveram também experiências do Paraná (Família Paranaense), que visa reduzir a pobreza e tem como  base a intersetorialidade, indo desde o  âmbito estadual até o local, elaborando para cada região um plano de ação  individualizado, e a INFOVIA – RO, que trata-se de uma infraestrutura própria de fibras ópticas conectando os entes públicos do executivo estadual, parceiros e o cidadão em alta velocidade e disponibilidade. O Pacto Pela Educação, de Pernambuco, o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia e o SIGEFES, do Espírito Santo, também estiveram entre os finalistas.
Casa Civil