Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Campanha nacional lançada no RS valoriza patrimônio cultural

Publicação:

O governador Eduardo Leite elogiou a iniciativa do Iphan em trazer a Semana do Sul para Porto Alegre
O governador Eduardo Leite elogiou a iniciativa do Iphan em trazer a Semana do Sul para Porto Alegre - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul, juntamente com Santa Catarina e Paraná, receberá atenção especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) neste ano. A valorização do patrimônio cultural, sem deixar de lado os aspectos turístico e econômico, será o objetivo da campanha "Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas", lançada nesta quinta-feira (7), no Palácio Piratini.

Em outubro deste ano, o Iphan também celebrará a Semana do Sul, na qual ocorrerá a entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a maior festa do Patrimônio Cultural Brasileiro. Porto Alegre sediará o Seminário Internacional sobre Potencial Turístico do Patrimônio Cultural: desafios e estratégias, e também vai ser palco do lançamento da Revista do Patrimônio, publicação editada pelo Iphan desde 1937. Paralelamente ao seminário, haverá o 6º Encontro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento Semana do Sul terá, ainda, reunião do Conselho Consultivo para deliberar sobre o reconhecimento de outros bens culturais da região como Patrimônios Culturais Brasileiros.

Bens da região Sul

A região Sul possui mais de 150 bens tombados individualmente, e 13 conjuntos urbanos tombados pelo Iphan. Há, também, quatro patrimônios imateriais registrados, dois deles no Rio Grande do Sul – a Tava, lugar de referência para a memória e a identidade do povo Guarani, e as Tradições Doceiras da região de Pelotas. No Paraná, há o Fandango Caiçara, e em Santa Catarina, a Procissão do Senhor dos Passos.

Cinco bens arqueológicos tombados também pertencem à região Sul – a Coleção Etnográfica, Arqueológica, Histórica e Artística do Museu Coronel David Carneiro e a Coleção Etnográfica, Arqueológica, Histórica e Artística do Museu Paranaense, no Paraná, os Remanescentes do Povo e Ruínas da Igreja de São Miguel, no Rio Grande do Sul, e a Coleção Arqueológica João Alfredo Rohr e a Ilha do Campeche: sítio arqueológico e paisagístico, em Santa Catarina.

Texto: Suzy Scarton
Edição: André Malinoski/Secom

Casa Civil