Chefe da Casa Civil recebe o presidente do Legislativo de Jaguarão

Na reunião com o secretário Fábio Branco, vereador Enio Rigatti solicitou viaturas e reforço no efetivo da Brigada Militar - Foto: Nabor Goulart / Casa Civil
Por Roberto Witter / Casa Civil

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, recebeu na manhã desta quarta-feira (10) o novo presidente da Câmara de Vereadores de Jaguarão, Enio Rigatti.

O vereador, que assumiu o comando do Legislativo recentemente, apresentou duas demandas específicas, voltadas à área da Segurança Pública: a destinação de novas viaturas para a Brigada Militar e o reforço no efetivo da corporação.

Fábio Branco explicou que o governo do Estado recentemente entregou 118 novas viaturas para o policiamento ostensivo e patrulha ambiental de 30 municípios. No primeiro lote, a distribuição dos veículos obedeceu a critérios técnicos, priorizando os municípios com mais de 35 mil habitantes nas regiões com maiores índices de criminalidade (eixo Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale dos Sinos e Serra), cidades turísticas e municípios dos litorais Norte e Sul. Em fevereiro, outros 120 veículos serão entregues pelo governo, no segundo lote.

Somadas as duas etapas, o governo do Estado investirá R$ 25 milhões na compra de novas viaturas. São R$ 14,4 milhões aportados pelo governo do Estado e R$ 10,6 milhões oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste).

Uma nova licitação ocorre nesta quinta-feira (11), por meio de pregão eletrônico. Desta vez, o governo planeja adquirir 1.151 camionetes, com recursos de emendas parlamentares, do Fundo Estadual de Segurança Pública e do Fundo Comunitário Pró-Segurança Pública.