Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Governo cria comitê para acompanhar protocolos e bandeiras do Distanciamento Controlado

Publicação:

“Nada vai ser feita com motivação política, por pressão ou por demanda específica de um setor ou segmento", disse Leite
“Nada vai ser feita com motivação política, por pressão ou por demanda específica de um setor ou segmento", disse Leite - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Após uma semana com o Distanciamento Controlado em vigor, o governador Eduardo Leite afirmou nesta segunda-feira (18/5) que será criado um comitê técnico, com participação de especialistas, para fazer um acompanhamento semanal dos critérios que determinam a cor das bandeiras e o respectivo nível de restrição.

“É um modelo aberto, inovador e inédito, por isso, será analisado constantemente a partir da sua implementação. Estamos recebendo análises, sugestões e críticas. Mas faremos qualquer alteração somente mediante análise criteriosa com base científica. É por isso que estamos constituindo um novo comitê técnico específico para analisar e acompanhar o Distanciamento Controlado”, anunciou Leite durante a transmissão diária de atualização sobre o enfrentamento ao coronavírus no Estado.

Ainda em estruturação, essa equipe será ouvida, assim como os demais comitês já criados para subsidiar as decisões do Gabinete de Crise, sempre seguindo dados e informações de base científica. “Nada vai ser feita com motivação política, por pressão ou por demanda específica de um setor ou segmento”, reforçou o governador.

Com a análise da evolução de casos de Covid-19 e da situação de leitos no Estado da última semana, como divulgado no sábado (16/5), entre os dias 18 e 24 de maio, as 20 regiões do RS ficaram com bandeiras amarelas ou laranjas – sem bandeiras vermelhas ou pretas, que indicam um grau de risco maior e, por isso, maior nível de restrição.

Em relação à semana anterior, houve duas mudanças: a região de Lajeado, que estava na bandeira vermelha, passou para a laranja, e a região de Uruguaiana, que estava classificada como amarela, passou para a laranja.

Para consultar o mapa e a bandeira de cada cidade, acesse o site do Distanciamento Controlado. 

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Casa Civil