Lançado novo site do Detran RS com interface voltada à facilidade de uso para o cidadão

Governador Sartori participou do lançamento nesta terça-feira no Palácio Piratini - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Um novo portal para facilitar o acesso do cidadão aos serviços essenciais do Estado foi lançado, nesta terça-feira (4), no Palácio Piratini. O site do Detran RS, que registra dois milhões de acessos ao mês, foi repaginado pela equipe de desenvolvimento da Companhia de Processamento de Dados (Procergs) e de Comunicação da autarquia e está com interface mais moderna e possibilita maior destaque aos serviços essenciais do órgão.

Com navegação facilitada, o novo site prioriza a navegabilidade pelas seções mais acessadas, inclusive por meio de smartphones, e reduz o número de cliques necessários para chegar às informações com uma linguagem mais didática. A maior novidade do site, que é considerado o segundo endereço de órgãos do governo mais acessado pela população, será a possibilidade do cidadão efetuar questionamentos e obter respostas por meio de robôs, a tecnologia mundialmente conhecida como chatbots. O serviço será disponibilizado em breve.

“Hoje, o Detran RS dá um importante passo em direção ao futuro. Ao longo de toda a história do nosso país, todo mundo achou que o poder público deveria estar voltado para si mesmo ao invés de atender às necessidades das pessoas. Inovar é uma forma de evoluir, de se reinventar, de persistir em um mundo que está cada vez mais conectado. O poder público não pode ficar para trás”, afirmou o governador José Ivo Sartori.

O novo site está entre as principais ações de modernização de serviços ao cidadão promovidas pela gestão, como a Junta Digital, o Sistema Online de Licenciamento (SOL), o Facilita RS e os aplicativos Pilas RS, Galope e o da Corsan.

Para o diretor-geral do Detran RS, Paulo Roberto Kopschina, o lançamento empodera o cidadão na busca pelas informações de que efetivamente precisa quando decide ingressar na página. “O público é a razão de ser para o Detran RS. São gaúchos e gaúchas que merecem receber de forma organizada as informações desse que é um site que está tão presente em suas vidas”, ressaltou.

O diretor técnico da Procergs, Sérgio Dall Agnol, reforçou as palavras de Kopschina e agradeceu aos envolvidos no projeto. “Fico feliz que a nossa empresa teve participação nesse novo trabalho”, acrescentou.

Novas funcionalidades

Noventa e oito por cento do total de acessos do site do Detran RS são de usuários que buscam informações e serviços referentes a veículo, carteira de habilitação ou infrações. Para facilitar a navegação desses usuários – e desafogar outros canais de comunicação do órgão –, o site dá maior destaque a consultas e serviços.

A nova ferramenta destaca-se também pelo didatismo na prestação de informações. A série de tutoriais 'Detran Explica', em formato de animação, ilustra de forma leve os principais procedimentos que suscitam dúvidas no público em geral. Quatro vídeos são acessíveis pela capa do site, e o repositório completo, formado por 15 vídeos, pode ser acessado em  www.youtube.com/user/DetranRSoficial.

“A ideia é entregar ao cidadão a informação desejada exigindo menos cliques, de forma mais ágil. Para isso, foi adotada distribuição intuitiva e simplificada das informações, o que se reflete em layout minimalista e moderno. Outra característica marcante da nova página é a responsividade, ou seja, o ajuste pleno a quaisquer dispositivos, especialmente aos smartphones, que já são o meio majoritário de ingresso ao portal”, explicou o coordenador de Comunicação Social do Detran RS, Eduardo Manica, que participou do processo de atualização do site.

Em breve, será disponibilizado chat de atendimento, que contará com assistente virtual que se utiliza de inteligência artificial para ajudar o cidadão na busca por informações. A ferramenta vai ao ar em fase de testes e será alimentada de acordo com o perfil das dúvidas dos usuários, e também permitirá, em horário comercial, conversar em tempo real com atendente da equipe de Ouvidoria do Detran RS.

Confira o vídeo: https://youtu.be/CA0lKtSWv-8

Texto: Letícia Bonato/Secom, com informações Ascom/DetranRS