Leite recebe mais cinco deputados de primeiro mandato nesta quinta-feira

Deputado estadual Paparico Bacchi foi o primeiro a ser recebido pelo governador Eduardo Leite nesta manhã - Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

As reuniões individuais do governador Eduardo Leite com os deputados estaduais eleitos pela primeira vez à Assembleia Legislativa tiveram sequência na manhã desta quinta-feira (17), no Palácio Piratini. Inicialmente, as conversas estão ocorrendo com parlamentares de primeiro mandato. Ao todo, já houve 14 reuniões.

O primeiro encontro desta quinta-feira foi Paparico Bacchi. O futuro deputado já foi vereador, prefeito por dois mandatos em São João da Urtiga, e vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ele pretende atuar em defesa de temas que já tiveram sua atenção no Executivo municipal, considerados por ele relevantes para a Região Nordeste, a “última a ser colonizada no estado”, como o apoio à agroindústria familiar, pois a maioria dos trabalhadores do setor na região é formada por pequenos produtores.

Dar atenção aos hospitais regionais de média complexidade, como forma de reduzir os custos e as distâncias de deslocamento dos pacientes, trabalhar em defesa do ajuste fiscal do Estado, também foram pautas citadas por Bacchi.

Leite conversou também com o deputado estadual mais votado em 2018, o tenente-coronel do Exército Luciano Zucco. Há quase 27 anos na instituição militar, o tenente coronel disse que a atuação terá abrangência em todo o estado, tratando, especialmente, de pautas da segurança pública, como apoio aos órgãos policiais, e da educação, no que diz respeito aos colégios militares.

Na condição de principal líder estadual do partido do presidente Jair Bolsonaro, Zucco disse ao governador que está à disposição para ser um “elo de ligação” entre os governos estadual e federal em relação aos temas importantes para o RS. O parlamentar elogiou a iniciativa de Leite em convidar os deputados, considerando uma “atitude de inteligência, correta e necessária para conhecer as pautas da população”.

Leite recebeu ainda o deputado estadual eleito Airton Lima. O parlamentar elogiou a maneira como foi recebido pelo governador, que se mostrou aberto ao diálogo. Antigo morador de Cachoeira do Sul, pretende trabalhar em pautas que facilitem a vida dos moradores da região, como a construção de uma nova escola e melhorias na ERS-403, que liga Cachoeira do Sul a Rio Pardo. Na área da saúde, também pretende defender o Hospital de Caridade e Beneficência.

O quarto a ser recebido na manhã desta quinta-feira foi o deputado estadual eleito Dr. Thiago Duarte. Ginecologista, obstetra e perito médico legista, o parlamentar está focado em questões de saúde e de segurança. No mandato, vai defender o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) de forma mais organizada, priorizando populações periféricas que precisam se deslocar por longas distâncias em Porto Alegre em busca de atendimento.

Também é contrário ao fechamento de hospitais de cidades de pequeno e médio porte, sob o argumento de que a Medicina prioriza o atendimento próximo às residências dos pacientes. Por fim, quer dar seguimento a um projeto de planejamento familiar. Na área da segurança, pretende combater crimes sexuais, propondo a disseminação do modelo de Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (Crai), existente no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Também acredita que o número de médicos legistas do Instituto Geral de Perícias (IGP) precisa ser ampliado.

O último a conversar com o governador, nesta manhã, foi o deputado eleito Fábio Ostermann, que  aproveitou o encontro para falar de reformas estruturais pelas quais julga que o Estado precisa passar. Defende a revisão do gigantismo da máquina pública e do funcionalismo público, reformas como a da previdência, e a pauta das privatizações. Ostermann acredita que os problemas do Rio Grande do Sul passam por uma mesma matriz e, portanto, não acredita em políticas setoriais para grupos específicos. Líder de bancada, afirmou estar à disposição para o diálogo e garantiu que, mesmo em pautas dissonantes, trabalhará com transparência.

Texto: Secom
Edição: Léa Aragón/ Secom