Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Pedido de vistas da oposição adia decisão sobre o futuro do Rio Grande do Sul

Publicação:

Definição sobre futuro das estatais é tema que tramita em urgência no Parlamento gaúcho
Definição sobre futuro das estatais é tema que tramita em urgência no Parlamento gaúcho - Foto: Alex Rocha/Palacio Piratini

Mais uma vez, a oposição na Assembleia Legislativa evitou que avance o projeto que solicita a realização de plebiscito sobre a privatização ou federalização de estatais.

Este não é um ato de oposição ao governo, mas de oposição ao Rio Grande. A definição sobre o futuro das estatais é urgente e fundamental. A CEEE, por exemplo, precisa de investimentos superiores a R$ 2 bilhões até 2020 para manter sua concessão. De onde sairão os recursos para isso? O governo entende que é impensável retirar verbas de áreas essenciais para financiar empresas.

Por isso, a atual gestão vem, desde 2015, tratando do tema, tentando de todas as formas debatê-lo na Assembleia. A falta de visão de Estado, infelizmente, não permitiu o avanço.

Causa assombro, também, o fato de a oposição estar trabalhando contra um projeto que prevê ouvir a população democraticamente sobre um tema crucial. A participação popular não pode ser apenas um discurso na tribuna. Tem que servir aos interesses do Rio Grande.

Não podemos mais perder tempo com disputas ideológicas que apequenam nosso Estado. Está na hora de deixar de lado as diferenças e pensar apenas no futuro dos gaúchos. É isso que seguiremos fazendo e é isso que esperamos de nossos deputados estaduais.

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Casa Civil