Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Presidente da Emater/RS participa de reunião do Conselho do Ampara

Publicação:

Clair Kuhn apresentou vídeo institucional ao Conselho do Ampara
Clair Kuhn apresentou vídeo institucional ao Conselho do Ampara - Foto: Divulgação Casa Civil

O Conselho Deliberativo do Fundo de Proteção e Amparo Social do Estado do Rio Grande do Sul (Ampara) reuniu-se nesta terça-feira (7), no Palácio Piratini. Conduzida pelo secretário adjunto da Casa Civil e presidente do Conselho, José Guilherme Kliemann, a terceira reunião do Conselho contou com a presença do presidente da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Clair Kunh.

Em reunião anterior do Conselho, realizada no mês de agosto, foi aprovado o convite ao presidente Clair Kuhn, para que participasse de uma reunião de esclarecimento de eventuais dúvidas dos conselheiros sobre os financiamentos do Ampara à Emater, destinatária de recursos do Fundo.

O presidente da entidade apresentou aos membros do Conselho um vídeo institucional contendo o histórico, as atividades sociais, técnicas, e financeiras da instituição. Em seguida, Clair Kuhn respondeu às indagações dos conselheiros.

A Emater atende a um contingente superior a 250 mil famílias de assistidos com áreas em mais de 480 municípios.
A Emater atende a um contingente superior a 250 mil famílias de assistidos com áreas em mais de 480 municípios. - Foto: Divulgação Casa Civil

Participaram da reunião os membros do Conselho Deliberativo, Antônio da Silva Alves, da Casa Civil; Herbert Klarmann e José Nilson da Cunha Maia, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão; Eugênio dos Santos Ribeiro, colaborador e auditor da Secretaria da Fazenda; Ana Maria Viana Severo e Felipe Bittencourt de Moura, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; Flávio Flach, e Adauto Miguel Frohlich,  da sociedade civil; Lino Geraldo Vargas Moura, Inês Argenta, e  Franciele Marques, respectivamente  diretor técnico, gerente técnica adjunta, e  gerente de finanças da Emater/RS.

Histórico - Ampara

O Ampara RS é um Fundo de Proteção e Amparo Social do Estado do Rio Grande do Sul, sancionado pelo governador Sartori e publicado no Diário Oficial do Estado, em 25 de setembro de 2015. O Fundo foi um dos sete projetos do governo, do conjunto de medidas que integraram a Fase 4 do Ajuste Fiscal Gaúcho, com a finalidade de ampliar recursos para o Estado e municípios.

O Ampara RS prevê a aplicação de recursos em ações de nutrição, habitação, educação, saúde, segurança e reforço da renda familiar para atender camadas mais vulneráveis da população. O fundo deve ser financiado a partir da criação de adicional na alíquota interna do ICMS para operações com bebidas alcoólicas e cerveja sem álcool, cigarro, cigarrilhas, fumos, perfumaria e cosmético, e na prestação de serviço de TV por assinatura.



Histórico – Emater/RS

O calendário do setor produtivo do Rio Grande do Sul marca no dia 2 de junho a fundação da ASCAR, que desde 1955 está presente no cotidiano dos agricultores familiares. A Instituição é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e recebe recursos públicos estaduais e federais para a realização de ações públicas.

Hoje, a agricultura familiar gaúcha é modelo no país graças ao trabalho desenvolvido pela Emater/RS-ASCAR.

A Instituição atende às demandas diárias de seu público, formado por agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas, assentados, um contingente superior a 250 mil famílias de assistidos com áreas em mais de 480 municípios.

 Silvia Martins – Ascom – Casa Civil

 

 

Casa Civil