Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Aberta oficialmente a Semana Farroupilha, no Piratini

Publicação:

O governador Sartori acendeu o candeeiro crioulo ao som do Toque da Vitória, executado pelo clarim da Brigada Militar
O governador Sartori acendeu o candeeiro crioulo ao som do Toque da Vitória, executado pelo clarim da Brigada Militar - Foto: Karine Viana/Palácio Piratin
Por Rodrigo Vizzotto

A Semana Farroupilha foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (14) no jardim da Ala Residencial do Palácio Piratini. O secretário Chefe da Casa Civil, Fábio Branco prestigiou a solenidade de acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro, conduziu a centelha da chama crioula, trazida por cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista.

Este ano, a chama farroupilha foi acesa no dia 12 de agosto, no entorno da Pedra Anita, em Mostardas. O local fica à beira de uma figueira histórica, onde ocorreu o nascimento do primeiro filho de Anita e Giuseppe Garibaldi, Domenico Menotti Garibaldi. A centelha viajou 240 quilômetros até chegar, em 19 de agosto, na 1ª Região Tradicionalista, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A Semana Farroupilha 2017, cujo tema é 'Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história', encerra-se no dia 20 de Setembro. A patrona dos Festejos Farroupilhas 2017, a escritora Elma Sant'Ana, prestigiou o ato juntamente com o vice-governador José Paulo Cairoli, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, secretários de Estado e tradicionalistas.

Participaram da abertura dos festejos farroupilhas, o governador José Ivo Sartori, o vice-governador José Paulo Cairoli, a primeira-dama Maria Helena Sartori, o secretário estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação Ernani Polo, o ministro de Desenvolvimento Social Osmar Terra, o Chefe da Casa Militar, Coronel Alexandre Martins, o representante do Comando Militar do Sul, general da Brigada Fernando Telles Bandeira, a representante da Assembleia Legislativa, deputada estadual Liziane Bayer, integrantes de CTG's, DTG's, invernadas e piquetes, Corpo Consular, autoridades e imprensa.

Casa Civil