Frota do Samu é renovada com 61 ambulâncias no Rio Grande do Sul

As ambulâncias foram entregues na manhã desta segunda-feira (9), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O Ministério da Saúde começou pelo Rio Grande do Sul a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. Em todo o Brasil, serão distribuídos 340 veículos. Deste total, 61 vão para municípios gaúchos, contemplados com um veículo cada.

A cerimônia de entrega das ambulâncias do Samu ocorreu na manhã desta segunda-feira (9), no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, que fez sua primeira visita oficial ao estado; do governador José Ivo Sartori; do ministro da Saúde, Ricardo Barros; e o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis.

A seleção das cidades contempladas (veja aqui a lista) foi baseada em critérios técnicos do Ministério da Saúde, como veículos com mais de 200 mil quilômetros rodados, com um mínimo de três anos de uso e a solicitação prévia feita pelo município ao Ministério.  Ao todo, foram repostas sete ambulâncias de suporte avançado, com valor estimado em R$ 297 mil, por unidade, e 54 de suporte básico, ao custo de R$ 150,6 mil, cada.

O Samu é um serviço gratuito 24 horas que presta orientações e envia, para atendimento, veículos tripulados por equipe capacitada. O serviço é acionado pelo telefone 192 e gerenciado por uma central de regulação das urgências. O programa é tripartite, União, Estado e municípios; faz atendimentos em qualquer lugar, residências, locais de trabalho e vias públicas; e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

Também prestigiaram o evento, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; os ministros chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; e do Trabalho, Ronaldo Nogueira; além de secretários de Estado, prefeitos e deputados federais e estaduais.

Texto: Mirella Poyastro, de Esteio
Edição: Denise Camargo/Secom