Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Estado e Feapaes promovem treinamento para execução de emenda federal

Publicação:

Casa Civil card 1
-

A Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) receberá R$ 18,95 milhões via emendas da bancada federal gaúcha, neste ano, para apoio a pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Com a finalidade de preparar as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) para a aplicação correta das verbas recebidas, foram realizadas oficinas de capacitação de representantes de 147 Apaes designadas por parlamentares como destino dos valores.

Promovidos pela Secretaria de Assistência Social do Estado (SAS), os treinamentos ocorreram em parceria com a Federação das Apaes (Feapaes-RS) no início de agosto, em Porto Alegre. Diretora do Departamento de Execução Orçamentária Federal e Relações Estratégicas da Casa Civil, Alba Conceição Marquez dos Santos participou da última oficina Projetos Emendas Parlamentares da Bancada Gaúcha 2023, realizada dia 9 de agosto.

Na sua apresentação, Alba destacou a importância do recebimento desses recursos para o desenvolvimento da política pública em defesa de pessoas com deficiência intelectual e múltipla e o relevante trabalho realizado pelas Apaes.

Na capacitação foi trabalhado o processo de formalização da parceria que o Estado terá de realizar com cada instituição designada, para que seja atingida a plena execução dos recursos destinados por emenda federal. E para que seja promovido um grande avanço nessa política pública.

Participaram representantes de 141 Apaes, de diferentes regiões do Estado, confirmando a importância e a necessidade de disponibilização de recursos para o público-alvo desta política. No total, 160 pessoas receberam capacitação durante quatro dias.

Os treinamentos foram ministrados pelas técnicas da SAS Carla Capitanio, Marta Prytula e Carolyne Rachel. Pelos técnicos da Feapaes Aracy Lêdo, presidente da entidade, Marcelo da Silva, coordenador de Assistência Social, e Lucia Maria Cardoso Centena, coordenadora-geral.

Texto: Ascom Casa Civil com Ascom SAS
Edição: Ascom Casa Civil

Casa Civil