Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Casa Civil volta ao Complexo do Palácio Piratini

Publicação:

Duque 1005 (2)
Prédio fica na rua Duque de Caxias esquina com a General Auto, no Centro Histórico da capital - Foto: Ascom Casa Civil

A Casa Civil do governo do Estado muda de endereço temporariamente. A secretaria agora está em prédio já ocupado por departamentos da pasta no passado, na rua Duque de Caxias, 1.005, na capital. Nos últimos 14 meses, a secretaria esteve no Memporial do Ministério Público, na praça da Matriz. O motivo da mudança é que o tradicional espaço ocupado no térreo da Ala Governamental do Palácio Piratini está com obras de revitalização em andamento.

Em carta ao procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, fez um agradecimento e destacou a importância do gesto do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) para as contas públicas. "Graças à cedência desse espaço, conseguimos evitar o dispêndio de valores significativos com o aluguel de um imóvel, contribuindo diretamente para a otimização dos recursos do Estado, sem prejudicar a continuidade dos nossos serviços", destacou o secretário.

Estão no primeiro andar do 1.005 - como o prédio é conhecido pelos servidores do Complexo do Piratini - o Gabinete do Secretário, do adjunto, a Secretaria Executiva e a Subchefia de Comunicação. A fachada, o térreo e o subsolo estão na fase final da obra de restauro. Os tapumes nas calçadas serão removidos até o dia 4 de abril. Assim, demais setores da Casa Civil permanecem em seus endereços.

Em relação ao espaço que a Casa Civil ocupava no Piratini até o início da reforma, o piso já foi todo concluído, assim como a climatização. Agora começa a etapa de pintura, que deve ser finalizada nos próximos meses, informa o diretor-executivo de Gestão do Complexo Palácio Piratini, Mateus Gomes.

Duque 1005 número
Prédio é chamado de 1.005 devido ao número na rua Duque de Caxias - Foto: Ascom Casa Civil

O 1.005, localizado na esquina com a rua General Auto, no Centro Histórico de Porto Alegre, foi construído entre 1908 e 1909. Ao longo das décadas, desempenhou diferentes funções ligadas ao poder público. Inicialmente, serviu como espaço para resguardar a burocracia estatal durante a construção do palácio do governo, entre 1909 e 1921. Mais tarde, na década de 1920, após passar por ampliação e reformas, foi a Escola Complementar, atual Instituto de Educação.

Com estilo eclético, misturando elementos arquitetônicos do neoclassicismo e do barroco, o prédio não tem autoria confirmada, sendo os mais citados como possíveis autores do projeto arquitetônico o engenheiro civil Álvaro Nunes Pereira, o arquiteto e engenheiro Affonso Hebert ou o desenhista Attilio Trebbi, todos vinculados à Secretaria de Obras Públicas do Estado.

O 1.005 integra o Sítio Histórico da Praça da Matriz, região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003.

Texto e edição: Ascom Casa Civil

Casa Civil