Donos de pequenos negócios em Santa Tereza recebem valores doados via pix
Recursos foram destinados a quem teve seu estabelecimento atingido por enchente em setembro
Publicação:
Concluída mais uma fase do pagamento de pix no valor de R$ 2.500 para donos de pequenos negócios que tiveram perdas em razão da enxurrada de setembro. Nesta segunda-feira (23/10), 60 moradores de Santa Tereza, município à margem do rio Taquari, receberam a quantia. Oriundos de doações recebidas por meio de pix da campanha SOS Rio Grande do Sul, organizada pelo Governo do Estado e entidades da sociedade, os recursos vão ajudar a movimentar a economia local.
Os interessados que se enquadraram, depois de análise do Comitê Gestor das doações, nos critérios do programa - autônomo, comerciante, prestador de serviços, rural ou informal - foram até o Clube Santa Tereza para confirmar seus dados e receber, na sequência, o depósito via pix. Até agora, 754 pessoas tiveram o aporte em quatro municípios do Vale do Taquari: Muçum, Roca Sales, Encantado e, nesta segunda, Santa Tereza.
Prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo esteve no local e acompanhou os pagamentos. "Aproveito para agradecer a todos que ajudaram com as doações em pix. O valor que as pessoas aqui estão recebendo é muito importante neste momento de recomeço", afirmou.
Os beneficiados com os recursos também agradeceram pela realização da campanha. O agricultor Noeli Baggio, 70 anos, contou que perdeu toda a produção de aipim, batata, milho e hortaliças. "Estamos começando a preparar a terra, mas o retorno só começará a vir no próximo ano", disse, acrescentando que o valor será investido na produção.
Dono de uma papelaria no centro da cidade, Dário Valduga, 51 anos, também teve seu estabelecimento, aberto há 30 anos, levado pela enxurrada. "O auxílio vem em um momento bom para a retomada", disse.
Integrante do segmento agricultura familiar, Janete Remus, 50 anos, também perdeu toda a produção de hortaliça. "Estamos começando a limpar o terreno e este auxílio vai ajudar bastante", afirmou.
Dono de lavagem de carro, Tiago de Nicol, 31 anos, relatou que a enxurrada levou todos os equipamentos e produtos utilizados na limpeza de veículos. "O recurso vai ajudar muito a repor o que foi perdido para retomar, porque estou parado desde então", disse.
Também no ramo de serviços, Eduardo Hasse, dono de barbearia, teve o local de trabalho atingido pela enchente, perdendo máquinas e produtos usados nos atendimentos. "O auxílio vai ajudar a reconstruir as coisas que perdi", afirmou.
O encaminhamento das doações em dinheiro recebidas na conta SOS Rio Grande do Sul é feito pelo Comitê Gestor, coordenado pela Casa Civil do Governo do RS, com apoio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), secretarias estaduais e entidades parceiras da sociedade (veja lista completa abaixo).
A chave pix CNPJ 92.958.800/0001-38 pode ser usada por empresas e pessoas físicas para o repasse de qualquer valor, de forma segura, para um canal oficial. A conta é gerenciada pela Associação dos Bancos no Estado para atender unicamente as regiões impactadas por enchentes. Além dos quatro municípios que já receberam as doações, o Comitê Gestor aprovou pagamentos para donos de pequenos negócios em Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio.
COMITÊ GESTOR
Integrantes do governo do RS:
● Gabinete do Governador
● Gabinete do Vice-governador
● Casa Civil
● Procuradoria-Geral do Estado (PGE)
● Secretaria de Assistência Social (SAS)
● Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab)
● Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec)
● Casa Militar
Instituições parceiras:
● Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul
● Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat)
● Associação de Municípios do Alto Taquari (Amat)
● Central Única das Favelas (Cufa)
● Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS)
● Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS)
● Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul)
● Feevale
● Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs)
● Fundação Marcopolo
● Instituto Elizabetha Randon
● Instituto Moinhos Social (Hospital Moinhos de Vento)
● Lions Club
● Rotary Club
● Sebrae
Texto: Ascom Casa Civil
Edição: Secom