Secretário encerra agendas pelo interior na prefeitura de Estância Velha

EV 1
Secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco - Foto: Sandra Costa / PMEV / Divulgação

Na prefeitura de Estância Velha, o secretário-chefe da Casa Civil do RS, Artur Lemos, encerrou, nesta sexta-feira (15/3), dois dias de agendas pela Serra, Vale do Caí e do Sinos. Na ocasião, houve reunião com o prefeito Diego Willian Francisco.

Artur Lemos destacou os investimentos da gestão Eduardo Leite nos municípios. "Este é o governo mais parceiro de prefeituras", disse. Nesta semana, Estância Velha - assim como outras cidades - foi contemplada em programas estaduais.

Por meio do Avançar na Saúde, o Hospital Municipal Getúlio Vargas receberá R$ 4 milhões para investir em um novo anexo. E no Pavimenta 2, estão garantidos R$ 2,4 milhões - com contrapartida de R$ 994,2 mil da prefeitura - para a conclusão da reestruturação da avenida Presidente Vargas. A obra prevê aumento do canteiro central, ciclovia, pista de caminhada e iluminação LED, além de novo asfalto.

"Ao lado das boas notícias que o governador Eduardo Leite já deu, estamos aqui para identificar novas demandas e continuar a parceria. As nossas agendas no interior são uma deferência deste governo aos prefeitos", disse Artur Lemos.

O secretário-chefe da Casa Civil destacou que saúde, educação e segurança são pontos que governos precisam investir para reter talentos e atrair pessoas. "Mas para investir, precisamos de equilíbrio fiscal", acrescentou.

O secretário ainda citou avanços recentes divulgados pelo governo, como a ampliação do Devolve ICMS. O programa, que beneficia cerca de 600 mil famílias com a devolução do que é pago em ICMS, agora alcançará até 1,5 milhão de famílias no RS, beneficiando quase 40% da população gaúcha. Cerca de R$ 600 milhões já foram devolvidos ao longo de dois anos. Essa quantia, conforme levantamento da Secretaria da Fazenda, voltou para o consumo, com 98% desembolsados em mercados e farmácias.

Após a reunião, o secretário da Casa Civil e o prefeito Diego Francisco seguiram para uma visita ao Hospital Municipal Getúlio Vargas.

A agenda de Artur Lemos no interior começou na manhã da quinta-feira (14). O secretário esteve nas prefeituras de Bento Gonçalves, Garibaldi, Boa Vista do Sul, Monte Belo do Sul e Carlos Barbosa, na Serra. Na região, também teve encontro com lideranças empresariais em dois momentos. No Vale do Caí, participou de reunião na prefeitura de Bom Princípio antes de seguir para Estância Velha.

Texto e edição: Ascom Casa Civil