Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Casa Civil recebe Selo de Integridade por ações eficazes no serviço público

Publicação:

Selo Integridade 2024 CIP Fase 1
-

A Casa Civil conquista o Selo de Integridade para Órgãos da Administração Pública Estadual 2024, na primeira fase do programa. O reconhecimento foi dado pelo Comitê de Integridade Pública (CIP), responsável por coordenar e supervisionar políticas de integridade no Poder Executivo estadual. Também reconhece quem implementa ações exemplares de governança e prevenção à corrupção.

O selo é uma demonstração do compromisso do órgão ou entidade com a adoção de práticas éticas, transparentes e eficazes na gestão pública. Destaca o esforço contínuo para fortalecer a governança, prevenir a corrupção e promover a integridade no setor público.

"O reconhecimento do CIP confirma o que temos no dia a dia desta pasta, com o engajamento de todos os servidores na busca da melhor prestação do serviço público para a população", afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

Para receber o selo, é necessário o cumprimento integral de cinco critérios:
° levantamento da quantidade de agentes públicos;
° participação na pesquisa sobre integridade;
° revisão do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC);
° compartilhamento do PNPC dentro do órgão ou entidade;
° elaboração de relatório e Plano de Ação do PNPC.

O Selo Integridade 2024 terá a fase 2, que consiste no engajamento dos servidores na segunda Pesquisa sobre Integridade e na entrega do Plano de Integridade aprovado pela alta administração até 30 junho de 2025. Na fase 1, ao todo houve 29 reconhecimento de secretarias, órgãos, autarquias e empresas públicas.

Comitê composto por um grupo interdisciplinar, o CIP foi instituído pelo Decreto 56.237, de 7/12/2021, com o objetivo de coordenar e supervisionar as políticas de integridade e governança em todos os órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.

Texto e edição: Ascom Casa Civil

Casa Civil