Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Casa Civil reúne centrais sindicais para discussão de propostas voltadas à manutenção de empregos

Publicação:

WhatsApp Image 2024 06 04 at 11 12 44
Secretário-chefe da Casa Civi, Artur Lemos, e o adjunto Gustavo Paim participaram na reunião - Foto: Nabor Goulart / Ascom Casa Civil

Representantes de centrais sindicais no Estado participaram de reunião na Casa Civil na tarde desta segunda-feira (3/6) com a finalidade de discutir alternativas para a preservação de empregos após a catástrofe meteorológica que atingiu o Estado.

As entidades apresentaram propostas voltadas à manutenção de vagas de trabalho depois que as enchentes de maio inviabilizaram atividades econômicas de todos os portes em diferentes regiões do Estado, o que vai impactar as vagas de trabalho. Diferentemente da pandemia, quando os negócios reduziram suas operações, agora o patrimônio de empresas foi afetado diretamente pela enxurrada - em alguns casos com grande perda dos ativos.

O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, disse que desde o primeiro momento o governador Eduardo Leite tem destacado atenção para a questão do emprego. E nesta quarta-feira (5/6), Leite e secretários estarão em Brasília para discutir soluções com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

"Estamos esperando definição do governo federal para apresentar uma proposta, para evitar sobreposições. Estamos convictos de que governo federal está sensível ao assunto", disse o secretário da Casa Civil. Artur Lemos acrescentou que o governo do Estado já tem programas de auxílio, como o Volta Por Cima, para baixa renda, e o Pix SOS Rio Grande do Sul, que também beneficia no CadÚnico, mas abrange renda familiar de até três salários mínimos. Os valores pagos são R$ 2,5 mil e R$ 2 mil, respectivamente.

Artur Lemos também disse que o Executivo estadual atua ativamente para mostrar aos empresários que mudanças serão feitas para a permanência de negócios no RS - a maneira de garantir a geração de empregos. "Temos de apresentar o futuro para empreendedor, que obras serão feitas", afirmou.

Também participaram da reunião o secretário adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, e o secretário adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Sérgio Guimarães. Das entidades estiveram presentes representantes da CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical/RS, Fórum das Centrais Sindicais, Fetar/RS, Fetrammergs e da Central do Servidor. Eles entregam um documento intitulado "Propostas das centrais sindicais do RS para o enfrentamento da calamidade", que serão avaliadas pelo governo e terão encaminhamento.

Texto e edição: Ascom Casa Civil

Casa Civil