Casa Civil traça ações para concretizar projeto do hidrogênio verde a partir de resultados de missão oficial à Ásia
Publicação:
Nem 24 horas depois do retorno da missão oficial à Ásia, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, se reuniu com agentes governamentais envolvidos no desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde no Estado. O encontro na manhã desta sexta-feira (29/11) foi para dar a largada em ações, a partir de entendimentos feitos no Japão e na China, voltadas à concretização do projeto visionário de tornar o RS um centro de produção do combustível.
Na abertura da reunião, o secretário atualizou os presentes sobre o que a comitiva do governo do RS encaminhou nas negociações com empresas e governos japonês e chinês. "Nos debruçamos sobre o que trouxemos dos dois países para dar o passo seguinte em conjunto com a Invest RS. Vamos ver o que falta para apresentarmos aos investidores para o Estado ter uma planta de hidrogênio verde e também desenvolver tecnologias de toda a cadeia", disse Artur Lemos.
Presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, que também esteve na missão oficial à Ásia, disse que a agência de desenvolvimento já trabalha nas ações pós-viagem. "No caso da China, nos contatos para atrair centros de pesquisa e desenvolvimento na área de energias limpas. Em relação ao Japão, trabalhos muito próximos do governo japonês para estudar projetos de hidrogênio verde e a implantação de uma planta", acrescentou.
Participaram da reunião o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, que integrou a missão oficial, e o secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrura, Marcelo Camardelli. Da Casa Civil, estiveram presentes o secretário adjunto Gustavo Paim, o secretário executivo, Paulo Pereira, e a equipe da assessoria executiva da pasta envolvida no projeto do hidrogênio verde.
Texto e edição: Ascom Casa Civil