Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Consultoria japonesa apresenta evolução no masterplan do hidrogênio verde

Também houve a entrega de licença para a primeira fábrica de hidrogênio verde do RS

Publicação:

Masterplan 1
Secretária Marjorie Kauffmann, com o secretario-executivo da Casa Civil, Paulo Pereira, e o consultor Hiroshi Tomita - Foto: Ascom Sema

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com a Casa Civil e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), promoveu, na manhã desta quarta-feira (5/6), reunião do Comitê de Planejamento Energético do Estado do Rio Grande do Sul (Copergs), no âmbito do subcomitê de Bioenergias.

O encontro, que contou com a presença da consultoria japonesa ERM, teve como foco discutir os avanços na agenda do hidrogênio verde (H2V) e a evolução do masterplan, uma cooperação com o Japão voltada ao desenvolvimento do setor energético no Estado.

“A pauta do hidrogênio verde é de nível mundial e, por isso, o Rio Grande do Sul tem concretizado parcerias e estudos por meio de consultorias, empresas e países que buscam essa inovação de forma mais célere possível”, disse a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, na abertura da reunião. Na sequência foram apresentados os detalhes da estratégia de descarbonização lançada pelo governo do Estado na segunda-feira (2/6), em Porto Alegre.

Marjorie também apresentou a evolução do Programa H2V-RS, que visa o desenvolvimento da cadeia de hidrogênio verde no Estado. A secretária destacou uma das principais ações dessa série de iniciativas: o edital anunciado pelo governador Eduardo Leite no valor de R$ 102,4 milhões. A iniciativa, realizada em parceria com o Badesul, tem o objetivo de atrair indústrias e projetos voltados à cadeia produtiva de hidrogênio verde, além de propor e implementar políticas públicas para o desenvolvimento do setor no Estado.

O sócio da consultoria ERM em Tóquio, Hiroshi Tomita, apresentou os avanços no desenvolvimento do masterplan de hidrogênio verde voltado ao Rio Grande do Sul. Nos últimos meses foram realizados estudos para mapear as necessidades do Estado e identificar seu potencial na produção da fonte energética. “Saímos da fase do sonho e vamos para a implementação. Já temos os números, os riscos e todos os elementos necessários para dar o próximo passo”, afirmou.

Durante a apresentação, Tomita também abordou o panorama internacional do mercado de hidrogênio verde. Ele ressaltou que os esforços globais têm se concentrado em soluções que priorizam a produção e o consumo locais, devido à complexidade do transporte desse tipo de energia. A proposta, segundo o especialista, está alinhada com os objetivos do governo do Estado.

Masterplan 2
Sócio da consultoria ERM em Tóquio, Hiroshi Tomita apresentou os avanços na elaboração do masterplan - Foto: Ascom Sema

“Queremos mostrar o potencial que o Brasil e o Estado têm e ver onde essas tecnologias e conhecimentos podem encaixar. Estamos conversando com empresas japonesas, inclusive privadas. No fim da fase de estudo, esperamos ter alguns candidatos para que possamos avançar com os projetos”, acrescentou Tomita.

O secretário-executivo da Casa Civil, Paulo Pereira, reforçou que os projetos que estão maduros hoje são aqueles voltados à produção e consumo locais, estando alinhados aos estudos japoneses.

Unidade de hidrogênio verde

Na mesma reunião, a Fepam, órgão licenciador vinculado à Sema, entregou a primeira licença ambiental para a produção de amônia (NH3) a partir de hidrogênio verde (H2V) no Rio Grande do Sul. A licença prévia foi recebida pela empresa Begreen Bioenergia e Fertilizantes Sustentáveis Ltda, para a implantação de uma nova unidade industrial no município de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul.

O empreendimento terá capacidade produtiva mensal estimada de até 181,8 toneladas de amônia e até 225,4 toneladas de hidróxido de amônio, com área total de 20 mil m² e construção prevista de 1.350 m². O processo de licenciamento foi conduzido com atenção técnica à legislação ambiental vigente e diretrizes da Política Nacional do Meio Ambiente.

O presidente da fundação, Renato Chagas, explicou que a implantação da fábrica representa um avanço importante para a produção de insumos sustentáveis no Rio Grande do Sul, contribuindo para a redução da dependência externa desses materiais estratégicos para a agricultura gaúcha. O presidente ressaltou, ainda, que a iniciativa reforça o compromisso com a transição energética e o uso eficiente de recursos naturais, promovendo o desenvolvimento industrial aliado à conservação ambiental.

Masterplan

O masterplan é um plano completo com orientações para efetivação do programa de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul, fruto da missão internacional à Ásia, liderada pelo governador Eduardo Leite em novembro de 2024. O estudo será produzido pela consultoria ERM Japan – especializada em gestão de recursos ambientais – por meio de financiamento concedido pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (Meti) do Japão. O masterplan conterá um mapeamento das oportunidades que devem surgir na sequência da implantação do programa de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul.

Texto: Tamires Tuliszewski e Cassiano Cavalheiro/Ascom Sema
Edição: Secom

Casa Civil