Chefe da Casa Civil fala sobre Saúde e Segurança durante encontro em Pelotas

Fábio Branco falou sobre a entrega de viaturas da Brigada Militar e os repasses que começaram a ser efetuados na área da saúde - Foto: Roberto Witter / Casa Civil

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, esteve reunido nesta quinta-feira (28) com prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Educação do Sul do Estado. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas.

Aos prefeitos, ele falou de dois temas específicos: a entrega de viaturas da Brigada Militar e os repasses que começaram a ser efetuados na área da saúde.

"A Secretaria da Fazenda iniciou hoje o repasse de R$ 100 milhões. Metade será repassada às prefeituras e a outra parcela será destinada ao pagamento de hospitais e fornecedores", explicou Fábio Branco.

Os valores vão amenizar o déficit de caixa dos municípios e dizem respeito à dívida que o Estado tem com prefeituras e hospitais filantrópicos, públicos e Santas Casas.

Entrega de viaturas

Nesta quinta, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, participou da entrega de oito viaturas da Brigada Militar. O município de Rio Grande receberá três veículos. Outros cinco automóveis reforçarão o policiamento em Pelotas.

De acordo com os critérios técnicos aplicados na distribuição das viaturas, terão prioridade os municípios com mais de 35 mil habitantes nas regiões com maiores índices de criminalidade (eixo Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Sinos e Serra), cidades turísticas e municípios dos litorais Norte e Sul.