Governador celebra dia do técnico agrícola com profissionais do setor
Publicação:

Um grupo de técnicos agrícolas foi recebido pelo governador Tarso Genro, na manhã desta terça-feira (05), para um café da manhã no Palácio Piratini, em comemoração ao dia da profissão. A categoria é uma das que mais colabora para o desenvolvimento no campo e as Secretarias de Agricultura e a de Desenvolvimento Rural são as que mais empregam técnicos no Estado.
O chefe do executivo, que também possui formação em em técnica agrícola, disse que o encontro é uma forma especial de reconhecimento ao trabalho realizado no Estado. "Este é o momento de expressar publicamente o sentimento de valorização que percorre o nosso Governo para categorias que estão há muito tempo abandonadas nas grandes políticas que se desenvolviam aqui no RS. Devemos celebrar juntos o crescimento e a importância do trabalho desenvolvido por vocês", afirmou Tarso. O governador recebeu do grupo uma cesta de produtos, e o exemplar número 1 da Revista Técnico Agrícola.
Para o secretário de Agricultura, Fernando Mainardi, a assistência técnica nas propriedades tem fundamental importância. "A nossa grande meta como gestores públicos é ter um técnico em cada propriedade, o dia que nós alcançarmos isso está feita a transformação em cada uma, por que lá estará o conhecimento sobre a produção, os manejos e a visão de médio e longo prazo", disse.
"A profissão de técnico agrícola foi criada justamente para realizar a transferência de tecnologia, e a partir dela se dá a produtividade, o alimento de boa qualidade e a quantidade para a nossa população", disse o presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado, Carlos Dinarte Coelho, ao ressaltar que esta missão torna o profissional essencial nesta cadeia produtiva.
Conforme o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, somente na Emater, parceira estratégica do Estado, são mais de 700 técnicos agrícola que contribuem para o desenvolvimento no campo. "O aumento da produção é resultado do trabalho de investimento do agricultor em parceria com o Estado. A agricultura é a nossa principal base econômica, e o nosso Governo possui uma política prioritária para o setor", disse Pavan.
Educação no campo
O titular da educação, José Clovis de Azevedo, disse que o Governo está realizando o resgate das 27 escolas técnicas agrícolas. Conforme ele, as instituições estavam em situação precária e o Estado estará completando o investimento de mais de R$ 30 milhões em equipamentos e reforma até 2014. "Temos uma média de mais de R$ 1 milhão por escola. As mudanças curriculares também são de grande valia. As nossas escolas técnicas não trabalharão apenas com o ponto de vista da grande agricultura, mas também com a agroecologia, sustentabilidade e uma relação íntima de sucessão com a pequena propriedade", destacou.
Também participaram do café da manhã o presisente do Tribunal de Contas do Estado, e também técnico, Cezar Miola, o secretário chefe da Casa Civil, Carlos Pestana; entre outras autoridades estaduais.
Texto: Daiane Roldão