Secretários atendem imprensa da capital e do interior para detalhar Bloco 2 de rodovias
Publicação:

Lideranças de veículos de comunicação da capital e de municípios por onde passam rodovias do Bloco 2 de concessões conversaram com os secretários Artur Lemos, da Casa Civil, e Pedro Capeluppi, da Reconstrução Gaúcha, na tarde desta quarta-feira (16/4), em Porto Alegre. No encontro, além de receber detalhamento sobre a proposta, puderam apresentaram sugestões a partir do que recebem da população.
A agenda é mais uma rodada de diálogo promovida pelo governo do RS, que já se reuniu recentemente, sob a coordenação do governador Eduardo Leite, com deputados e prefeitos e lideranças do Vale do Taquari, parte da Serra e norte.

"Mesmo com todos os investimentos que estamos realizando, ainda temos um déficit. Estamos na ponta do país e precisamos ter um sistema logístico de excelência. E as concessões estão sendo promovidas para isso", disse o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.
Além desses encontros, o Executivo Estadual promoveu uma consulta pública sobre o tema durante 70 dias, entre 13 de janeiro e 24 de março, com canal de comunicação aberto com a população e a realização de três audiências públicas, em Passo Fundo, Lajeado e Venâncio Aires.
"Apesar de já terem terminado, este governo segue dialogando com a sociedade", disse Artur Lemos.
O Bloco 2 de concessões contempla sete estradas (ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-135, ERS-324, RSC-453 e BR-470) em 32 municípios. Ao todo, são 415 quilômetros e investimentos de R$ 6,7 bilhões, sendo R$ 4,5 bilhões nos primeiros dez anos do contrato. O sistema de pórticos de cobrança automática (free flow) substituirá as praças de pedágio tradicionais. Serão 24 pórticos distribuídos ao longo das rodovias, permitindo uma cobrança proporcional ao trecho efetivamente percorrido pelo usuário.
"A concessão é uma oportunidade de se alavancar investimentos. Não à toa diversos Estados e União promovem esse tipo de parceria com a iniciativa privada para administrar rodovias. O RS não pode ficar para trás nesse sentido", disse o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.

A tarifa-base do pedágio, que na proposta inicial estava fixada em até 23 centavos por quilômetro, será reduzida, após análise das contribuições recebidas durante o processo de consulta pública. O governo também confirma o aporte de R$ 1,3 bilhão, via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), para obras de resiliência climática, como a elevação de pontes e a melhoria da drenagem em áreas sujeitas a inundações.
Programa de investimentos
O Bloco 2 de concessões rodoviárias faz parte do programa de Parcerias e Infraestruturas Resilientes do Plano Rio Grande, que busca ampliar os investimentos em infraestrutura no Estado. O projeto beneficiará diretamente 17,5% da população gaúcha.
Uma pesquisa realizada pelo governo do Estado neste mês de abril mostrou que 73,5% dos entrevistados preferem a concessão das rodovias com pedágio a manter as estradas nas condições atuais, e 83% acreditam que as obras devem ser realizadas o quanto antes.
Texto: Ascom Serg e Ascom Casa Civil
Edição: Secom