Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Inovação, sustentabilidade e tecnologia marcam missão do governo em Nova York

Publicação:

52882464038 5b28452579 k
Council of the Americas foi um dos locais onde a comitiva cumpriu agenda em Nova York - Foto: Maurício Tonetto / Secom

Um Estado renovado após as reformas estruturais, líder em inovação no Brasil, aberto a investimentos e parcerias com o setor privado e preparado para o futuro da tecnologia e o desenvolvimento sustentável. Esse é o Rio Grande do Sul que foi apresentado ao mundo, ao longo da semana, em uma série de compromissos da missão liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York, nos Estados Unidos. A agenda foi encerrada nesta sexta-feira (12/5), com painéis destinados a investidores no GRI Club e com uma visita da comitiva ao Mastercard Tech Hub, espaço de inovação da companhia direcionado a novas tecnologias e inclusão financeira.

Durante o roteiro da missão, foram realizados 25 compromissos por integrantes do grupo, com destaque especial para as reuniões sobre tecnologia e inovação. O grande foco do governo nessas audiências foi a busca por soluções digitais para qualificar os serviços à população e as políticas públicas.

Google, Microsoft, Oracle, Cornell Tech, NewLab e Mastercard foram as companhias e espaços de inovação que receberam a missão governamental para discutir produtos e parcerias. O que o governo vislumbra a partir disso é encaminhar acordos que coloquem o Estado em sintonia com as principais mudanças tecnológicas e com as ferramentas de dados para subsidiar decisões.

Missão NY 2
Companhias e espaços de inovação foram visitados pelos integrantes da missão para discutirem sobre produtos e parcerias - Foto: Maurício Tonetto / Secom

"Nós estamos presenciando uma revolução tecnológica de proporções ainda desconhecidas, mas muito grandes, principalmente com a inteligência artificial. Os governos precisam estar atentos e sintonizados com essas mudanças para poderem atender bem as demandas da população”, observou Leite. “O nosso trabalho na missão foi de coletar o máximo possível de informações, alinhavar parcerias e mostrar a essas grandes companhias que o Rio Grande do Sul está preparado, seja no governo ou na sociedade em geral, com a sua mão de obra qualificada, para se adaptar rapidamente a essas mudanças e incorporar soluções, como as que permitirão maior inteligência de dados”, acrescentou. Conforme o governador, esse conjunto de ferramentas poderá melhorar a vida das pessoas e as decisões do governo.

Além das agendas que trataram de tecnologia e inovação, o governo teve uma importante presença em rodadas de apresentações a investidores em eventos e reuniões reservadas. Nessas audiências, o governador ressaltou que a profundidade das reformas estruturais realizadas nos últimos anos transformou o ambiente de negócios no Estado.

Um dos principais resultados disso é o posicionamento do Rio Grande do Sul no tema da sustentabilidade, que despertou grande interesse de empresários do setor de energia. O Estado aposta no hidrogênio verde como um catalisador de investimentos em seu território nos próximos anos, em alinhamento às demandas globais por energia limpa.

"Temos uma agenda com hidrogênio verde com potencial para acelerar investimentos na casa dos R$ 60 bilhões no futuro, o que seria transformador para a sociedade gaúcha. O Rio Grande do Sul reúne todas as condições de receber uma planta de hidrogênio verde, além de outros investimentos, e estamos mostrando ao mundo que somos o melhor Estado para investir quando se fala em energia renovável”, avaliou Leite. “Retornamos para casa com muito otimismo com o que está por vir."

A comitiva retorna ao Brasil neste fim de semana, quando o governador reassume o cargo. Também integraram a missão governamental os secretários da Casa Civil, Artur Lemos; de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi; e de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; do presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin; do líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes; e o deputado Rafael Braga.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom

Casa Civil