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Projeto da OGE é finalista de concurso nacional de ouvidorias

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OGE fica no térreo do Centro Administrativo, de fácil acesso para a população em geral e com recursos de acessibilidade - Foto: Nabor Goulart / Ascom Casa Civil

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) está entre as sete finalistas de todo o país do 6º Concurso de Boas Práticas realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), juntamente com o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias. Ligada à Casa Civil do Governo do Estado, a OGE concorre no tema "Governança de serviços". Os vencedores serão anunciados em 17 de maio.

A finalidade do concurso é estimular, reconhecer e premiar iniciativas que promovam a ampliação de espaços e canais de participação social na gestão e na melhoria da prestação de serviços públicos. A OGE inscreveu o projeto "Ouvidoria cidadã", que reúne o conjunto de iniciativas adotado para ampliar o conhecimento da população sobre as atividades do órgão e facilitar o acesso aos serviços. A ação também auxilia a participação da sociedade como forma de indicar melhorias na qualidade do serviço público. À medida que as demandas são tratadas e respondidas individualmente pela OGE, são fornecidos subsídios para a elaboração e implementação de ferramentas para a gestão.

Entre as iniciativas destacadas no projeto inscrito no concurso está o "Ouvidoria vai à escola". O objetivo é proporcionar a estudantes da rede estadual acesso a informações sobre estrutura dos Poderes, serviços públicos disponibilizados pelo Estado, competências de cada órgão ou entidade e canais de comunicação com o cidadão. Também faz parte mostrar a importância da participação social para o desenvolvimento de políticas públicas que irão impactar nas comunidades. O público-alvo formado por jovens faz com sejam multiplicadores das informações em seus núcleos familiares.

Nesta mesma linha de aproximação com a sociedade, os servidores da OGE receberam treinamento conduzido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH (Faders). A capacitação proporcionou aprendizado de técnicas de relacionamento com o público e de linguagem para o atendimento humanizado e inclusivo de pessoas com deficiência.

Como um todo, a Ouvidoria atua na qualificação de seus agentes públicos no atendimento nos canais de interação com a sociedade: Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), Canal Denúncia e também por meio das demais manifestações (dúvidas, reclamações, sugestões e elogios) encaminhadas.

"Avançamos bastante, e vamos seguir em constante aprimoramento", afirma a ouvidora-geral do Estado, Viviane Furtado Migliavacca, sobre as iniciativas colocadas em prática até aqui.

Na parte do ambiente de trabalho, houve reestruturação do espaço de funcionamento da OGE, no térreo do Centro Administrativo do Estado, na capital, prédio onde está a maior parte das secretarias estaduais, além de ser de fácil acesso para a população em geral e com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. A OGE tem cerca de 30 servidores. No ano passado, o Ouvidoria recebeu quase 55 mil demandas.

Texto e edição: Ascom Casa Civil

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