Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Representantes de Estados se reúnem no Escritório do RS em Brasília para tratar de Fórum dos Governadores

Publicação:

Reunião preparativa
Secretária-executiva do EBSB, Patricia Kotlinski conduziu a reunião - Foto: Fábio Paiva / Ascom EBSB

O Escritório do Governo do Rio Grande do Sul (EBSB) em Brasília sediou, nesta segunda-feira (22/5), a primeira reunião do Grupo de Representantes dos Estados no Distrito Federal. Houve a apresentação dos novos representantes estaduais, e o grupo tratou da pauta da 14ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, que ocorre na próxima quarta-feira (24), na capital federal. O governador Eduardo Leite estará presente.

Subchefe da secretaria-executiva do fórum, Leonardo Lameira apresentou ao grupo de representantes a pauta do evento que tratará da reforma tributária, em tramitação no Congresso e que pode simplificar e racionalizar impostos sobre a produção e a comercialização de bens e serviços; a recomposição fiscal dos Estados, mais especificamente sobre a perda de arrecadação com o ICMS; o piso dos profissionais da enfermagem, cujo ônus fiscal ficou para os Estados; além da aprovação do Estatuto Social do colegiado, que institucionaliza o Fórum dos Governadores.

Na reunião dos representantes estaduais, foi constituído um grupo de trabalho, formado por um integrante de cada região (Santa Catarina, Sergipe, Goiás, Minas Gerais e Amapá), para fazer o monitoramento e a montagem de uma agenda legislativa de interesse dos Estados.

A ideia é fazer um primeiro encontro de trabalho na próxima semana, no EBSB. O passo seguinte do grupo será organizar uma reunião do grupo dos representantes estaduais com os coordenadores de bancada de cada Estado, para debaterem as pautas prejudiciais aos entes federados, em tramitação no Legislativo.

Da reunião realizada hoje no EBSB, participaram representantes de 23 das 27 unidades da federação. A reunião foi conduzida pela secretária-executiva do EBSB, Patricia Kotlinski.

Texto: Fábio Paiva/Ascom EBSB
Edição: Secom

Casa Civil