Alcolumbre confirma ao governador promulgação da reforma da Previdência nesta terça-feira

Leite foi recebido por Alcolumbre na residência da presidência do Senado
Leite foi recebido por Alcolumbre na residência da presidência do Senado - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite se reuniu no fim da tarde desta segunda-feira (11/11) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. No encontro, Leite agradeceu por Alcolumbre ter confirmado a promulgação da reforma da Previdência para terça-feira (12/11), atendendo ao apelo dos governadores do Rio Grande do Sul e de Goiás, Ronaldo Caiado. O encontro ocorreu na residência da presidência do Senado.

Com a publicação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 no Diário Oficial da União, o governo do Estado poderá enviar à Assembleia Legislativa a PEC que altera a Previdência no Rio Grande do Sul, bem como dos cinco projetos que fazem parte da Reforma Estrutural do Estado.

O conjunto de medidas que moderniza a legislação sobre carreiras dos servidores e aplica, no RS, as novas regras previdenciárias do setor público permitirá ao Estado economizar R$ 25 bilhões em dez anos. “A partir da tarde desta terça-feira estaremos aptos a protocolar os projetos do Estado”, disse o governador, sem confirmar se as propostas serão entregues ainda na terça ou na quarta-feira (13/11).

Na conversa com o presidente do Senado, também foram abordados temas como a PEC Paralela da Previdência, que inclui Estados e municípios na reforma e que está em fase final de tramitação no Senado, e a expectativa sobre o desfecho da matéria na Câmara, bem como a reforma previdenciária para os militares, na qual o governador defende que as alíquotas sejam de responsabilidade dos Estados, pois cada unidade da federação tem uma realidade específica.

Texto: Vanessa Kannenberg e Renan Arais
Edição: Vitor Necchi/Secom