Secretário da Casa Civil recebe Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia
Reconhecimento homenageia a trajetória de Artur Lemos no serviço público e sua contribuição ao desenvolvimento do Estado
Publicação:

Secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos foi agraciado, nesta quarta-feira (21/5), com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado. A honraria, uma das mais relevantes concedidas pelo parlamento, reconhece personalidades que se destacam pela atuação em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A indicação para a homenagem foi encaminhada pelo deputado Dimas Costa.
A solenidade, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia, reuniu autoridades, parlamentares, servidores públicos e convidados. No evento, foi destacada a expressiva trajetória de Artur Lemos no serviço público, marcada pela liderança, pelo diálogo e pelo compromisso com as entregas à população.

No comando da Casa Civil desde fevereiro de 2021, Lemos tem papel importante na articulação entre os Poderes, contribuindo diretamente para efetividade das ações do governo do Estado. Em março passado, se tornou o mais longevo secretário a ocupar o cargo na pasta criada no fim da década de 1950 — marca que simboliza estabilidade, confiança institucional e capacidade de articulação política.

“Receber a Medalha da 56ª Legislatura desta Casa não é apenas uma distinção individual: é uma convocação ao serviço público com ainda mais entrega, ainda mais responsabilidade e ainda mais compromisso com o nosso Estado. Recebo esta medalha como um reconhecimento, sim. Mas, acima de tudo, como um chamado para seguir contribuindo com responsabilidade, com ética e com espírito de serviço”, afirmou o secretário, após receber a condecoração, agradecendo, em seu pronunciamento, também as autoridades, figuras públicas e familiares que contribuíram para a construção da sua trajetória.
Na homenagem, o deputado Dimas Costa destacou o relevante trabalho desenvolvido pelo secretário, ressaltando a sua referência de competência, seriedade e dedicação ao Estado. “Esta Medalha da 56ª Legislatura é o reconhecimento do parlamento gaúcho a uma trajetória marcada pelo espírito público, pelo compromisso com o bem coletivo e pela busca permanente por um Estado mais eficiente, moderno e justo,” ressaltou o deputado.
O vice-governador Gabriel Souza também participou da homenagem e destacou o marco conquistado pelo secretário Artur Lemos, em ser o titular com mais tempo à frente da pasta:
“A Casa Civil é ponto de contato que faz ter, ou não, um bom diálogo com o Legislativo. É uma das funções mais instigantes, mais nobres e mais desgastantes, também, devido às ações que precisam ser desenvolvidas. É uma missão digna de aplauso”, disse o vice-governador.
O presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas, também reconheceu o perfil de articulação política do secretário. “A trajetória pública do Artur faz com que muitas pessoas o admirem. Ele é inspiração política de quem compartilha dos mesmos ideais, e é respeitado por quem discorda dele, mas reconhece a sua capacidade administrativa e de articulação política”, destacou o deputado.
Perfil
Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Artur Lemos tem trajetória consolidada no setor público e na gestão de políticas voltadas à modernização do Estado. Antes de assumir a Casa Civil, ocupou pastas estratégicas no governo, como a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, sendo reconhecido por sua atuação técnica e capacidade de liderança.
Ao longo dos últimos anos, se destacou por uma postura conciliadora e pelo papel fundamental na condução de pautas prioritárias para o Executivo no âmbito do Legislativo Estadual. Nesse sentido, a Medalha da 56ª Legislatura vem como um reconhecimento público à dedicação e ao protagonismo do secretário na construção de um Estado mais eficiente, transparente e comprometido com o bem-estar da população gaúcha.
Texto: Mariana Fontana / Ascom Casa Civil
Edição: Ascom Casa Civil