Chefe da Casa Civil do RS coordena gabinete de crise na Serra e no Alto Taquari

Gab avançado BG2
Secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, foi designado para coordenar gabinete avançado em Bento Gonçalves - Foto: Casa Civil / Divulgação

Dentro da estratégia do governador Eduardo Leite de integrantes do primeiro escalão do Executivo estarem na linha de frente do auxílio à população gaúcha atingida por eventos meteorológicos adversos, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, foi designado para gabinete avançado instalado em Bento Gonçalves.

Lemos e integrantes da secretaria chegaram ainda na noite de quarta-feira (1°/5) e já durante a madrugada desta quinta (2/5) deram a largada na coordenação das ações - inicialmente focadas no resgate de pessoas ilhadas ou em áreas sem acesso terrestre.

A estrutura está operando no salão paroquial no distrito de Farias Lemos, a 20 quilômetros do centro de Bento Gonçalves. "Estamos focados em organizar todos os envolvidos no auxílio à população para que a ajuda chegue lá na ponta o mais rápido possível. Qualquer minuto conta muito, por isso a importância de uma ação alinhada e planejada", afirma o secretário Artur Lemos.

Durante a manhã, foi realizada reunião com o prefeito de Bento Gonçalves, Diego Siqueira, secretários municipais de Obras e da Educação, além de integrantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e Emater para a articulação mais eficiente das operações de resgate e assistência.

O compromisso demonstrado pelo secretário Artur Lemos e equipe da Casa Civil do governo do Estado ressalta a importância da cooperação interinstitucional e da pronta resposta em situações de emergência.

O distrito de Farias Lemos foi escolhido para a instalação por ser identificado como o epicentro dos eventos climáticos adversos na região. Atuando em parceria com a Defesa Civil Estadual e com o apoio da prefeitura de Bento Gonçalves, o gabinete avançado atenderá municípios da Serra e do Alto Taquari. Além de Farias Lemos, as equipes agoram trabalham em resgates nas localidades da Linha Alcântara, Tuiuty e Imaculada Conceição.

Texto e edição: Ascom Casa Civil