Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

China vê potencial para ampliar parcerias com o RS em inovação e tecnologia

Publicação:

ERBSB Brancham
Cristina Printes, da Bracham, e a secretária-executiva do Escritório de Representação do RS em Brasília, Patrícia Kotlinski - Foto: Fábio Paiva / Brasília

Integrantes da Associação de Empresas Brasileiras na China para Indústria, Comércio e Tecnologia (Bracham) visitaram recentemente o Rio Grande do Sul e constataram que há projetos de interesse para o país asiático nos setores do agronegócio, turismo, etanol e hidrogênio verde.

“São infinitas as possibilidades de parceria entre a China e o Rio Grande do Sul, com foco em inovação e tecnologia”, disse a engenheira Lourdes Cristina Printes, diretora-executiva da Bracham, em reunião, na quinta-feira (2/3), com a secretária-executiva do Escritório de Representação do RS em Brasília, Patrícia Kotlinski.

A Bracham é reconhecida pelos governos chinês e brasileiro como representante dos empresários brasileiros na China. É um grupo integrado por pessoas jurídicas brasileiras com investimentos ou escritórios de representação na República Popular da China.

Como curiosidade, a representante da Bracham disse que 90% dos brasileiros residentes na China são gaúchos, bem como 68% das empresas brasileiras instaladas em território chinês. Patrícia Kotlinski sugeriu que a diretoria da Bracham vá a Porto Alegre, para uma reunião de aproximação com o governador Eduardo Leite e secretários de Estado.

Em documento entregue a Patrícia Kotlinski, a Bracham entende que parcerias podem permitir o crescimento da indústria, do comércio e da tecnologia no Brasil. A entidade apoia maior integração tecnológica, aumento da competitividade através da revisão de impostos de importação, maior envolvimento das empresas nas discussões estratégicas entre Brasil e China, escalonamento para isenção tributária para exportação e criação ou ampliação de escolas técnicas com apoio de empresas multinacionais, visando aumentar a qualificação da mão de obra. O mesmo documento foi entregue ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Texto: Fábio Paiva/Brasília
Edição: ascom Casa Civil

Casa Civil