Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Começam as obras de revitalização do Cais do Mauá

Publicação:

13-11-2013-Liberação da revitalização foi articulada pelo secretário Pestana
13-11-2013-Liberação da revitalização foi articulada pelo secretário Pestana - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

O secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, visitou nesta terça-feira (12), as obras de revitalização do Cais do Porto e acompanhou o início dos trabalhos de restauração dos antigos armazéns. Aguardada há mais de três décadas pela população, a primeira fase das obras, estimada para o primeiro semestre de 2014, prevê a restauração de 11 dos 19 armazéns. A vistoria foi guiada pelo diretor-presidente do consórcio Porto Cais Mauá, Ademir Schneider, e acompanhada do prefeito José Fortunati.

 

Durante a visita, o secretário da Casa Civil destacou o intenso processo de negociação realizado pelo Governo do Estado para que a revitalização, finalmente, se concretizasse. “Hoje é um dia para comemorar e acreditamos que, do ponto de vista da população, esta primeira etapa é a principal, pois vai devolver este espaço para os porto-alegrenses e gaúchos, além de criar um novo polo de cultura, lazer e entretenimento”, saudou Pestana.

 

Quando assumiu o comando do Governo do Estado, em 2011, Tarso Genro encontrou o processo de licitação do Cais Mauá, elaborado pela gestão anterior, sendo contestado judicialmente pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que não havia autorizado a exploração da área portuária. Após três anos de negociações para a adequação do projeto e a solução de impasses jurídicos, a área foi cedida ao Governo do Estado e o início da revitalização autorizada.

 

Para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, os investimentos ultrapassam a Copa do Mundo e servirão para desenvolvimento de todo o Centro Histórico da Capital. “Além de contar com um espaço belíssimo, a revitalização gerará emprego e renda. É um projeto autosustentável, onde os três entes trabalharam de forma integrada”, afirmou.

 

O contrato de arrendamento entre Governo do Estado e a empresa Porto Cais Mauá é de 25 anos, com um repasse anual ao executivo de R$ 3,3 milhões ou 1,7% da receita operacional, valor que será destinado à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) para ser aplicado em benfeitorias portuárias. As obras serão desenvolvidas pela empresa Procon e a perspectiva é que ao menos uma parte dos armazéns estejam concluídos para a Copa do Mundo de 2014.

Casa Civil