Governo do Estado do Rio Grande do Sul
­

Casa Civil

Início do conteúdo

Defesa Civil gaúcha auxilia municípios atingidos pelo temporal na fronteira

INMET alerta para novos temporais nesta quarta-feira no RS

Publicação:

Defesa Civil gaúcha auxilia municípios atingidos pelo temporal na fronteira
Defesa Civil gaúcha auxilia municípios atingidos pelo temporal na fronteira - Foto: Nabor Goulart/Casa Civil
Por Ascom Dep. Frederico Antunes

O Governo do Estado, através da Defesa Civil, está mobilizando pessoal, equipamentos, lonas e materiais de emergência para o atendimento aos atingidos pelo temporal registrado entre a noite de terça (08) e madrugada desta quarta-feira (09), causando estragos e prejuízos em municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Desde a madrugada integrantes da Defesa Civil estão atendendo as vítimas desta intempérie e buscando auxílio aos municípios atingidos na região da Fronteira Oeste. Uma força tarefa foi montada pelo governo gaúcho na busca de auxílio aos atingidos.

Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira, dia 9, em Porto Alegre, com o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, com o chefe da Casa Militar, Coronel Júlio Cesar Rocha Lopes e com o Major Rafael Luft, o deputado Frederico Antunes (Progressistas) foi informado que os municípios de Uruguaiana e Alegrete já receberam reforço no trabalho da Defesa Civil, bem como o envio de lona, equipamentos para o corte de árvores, desobstrução do bueiros e limpeza em geral das áreas atingidas. Segundo o Coordenador da Defesa Civil na Fronteira Oeste, major Rinaldo Castro, a Defesa Civil em conjunto com a Brigada Militar e com o Corpo de Bombeiros verificou que há um óbito em Alegrete, além de danos materiais e alguns desabrigados nas cidades atingidas.

Em contato com os prefeitos de Uruguaiana, Ronnie Mello e de Alegrete, Márcio Amaral, o secretário Otomar Vivian e o líder do governo, deputado Frederico Antunes, manifestaram a solidariedade aos municípios, colocando a estrutura da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar à disposição dos desabrigados. Com o decreto de emergência, os municípios de Alegrete e Uruguaiana conseguem maior acesso e agilidade junto aos governos federal e estadual na busca de eventuais recursos necessários para reparos e reconstrução das áreas atingidas.

Neste momento, equipes da Defesa Civil estão se deslocando para os municípios de Dom Pedrito e São Francisco de Assis.

Casa Civil